Crónicas de Roma – Nº 2

O segundo dia deste Encontro de Superiores Maiores da Congregação foi dedicado à apresentação e ao estudo da Carta Programática do Governo Geral para 2009-2015. Todo o elenco do Governo Geral esteve envolvido na apresentação do documento, usando a tecnologia e estratégias dinâmicas que prenderam a assembleia. Pelos que nos foi transmitido podemos perceber que o texto é fruto de um longo trabalho de equipa, desenvolvido ao longo de meses. O documento, partindo da temática do último Capítulo Geral, apresenta o programa de acção do Governo Geral, centrando-se em três prioridades: a formação, a espiritualidade e a internacionalidade. As raízes bíblicas e o aprofundamento da espiritualidade dehoniana são a base de todo o Programa. Na parte da tarde, em grupos linguísticos, apresentámos sugestões e fizemos comentários à Carta Programática e reflectimos sobre o modo como as três prioridades podem ser implementadas nas diversas entidades da Congregação. O tema da internacionalidade está na ordem do dia e é o caminho de futuro. No entanto, ainda há muito a fazer para que se crie uma verdadeira mentalidade internacional na Congregação. Um dos primeiros passos a dar é promover a aprendizagem de uma segunda língua…

Quarta-feira | 20 de Outubro

O dia de hoje, o terceiro dos nossos trabalhos, orientou-se à volta de três temas: o cuidado com os anciãos e doentes, os abusos sexuais e a Conferência Geral.
Sobre o primeiro tema, podemos tomar consciência que há entidades da Congregação que estão em grande declínio, com os religiosos a envelhecerem e as novas vocações a não surgirem. A Congregação não pode deixar morrer estas entidades que nos anos passados foram de grande importância para a vida e a expansão da Congregação. Foi também referido que as entidades da Congregação têm de estar preparadas para saber acolher, valorizar a acompanhar os confrades de idade mais avançada que são também um dom de Deus para a Congregação.
O tema dos abusos sexuais é um tema doloroso para a Igreja que tem enfrentado corajosamente o assunto, promovendo uma verdadeira purificação interna de modo a recuperar as raízes do Evangelho. A Congregação não pode excluir-se deste movimento de renovação e de purificação e por isso deve tomar as iniciativas adequadas para eventuais casos de abusos sexuais.

A Conferência Geral, último tema de hoje, está marcada para 16-25 de Julho de 2012, em Neustadt, na Alemanha. Os grupos linguísticos apresentaram diversas propostas temáticas partindo da orientação do Capítulo Geral que pedia à Congregação para aprofundar a reflexão sobre a cultura e a educação. Nos próximos dias chegar-se-á a uma elaboração definitiva do título da Conferência Geral que deverá reflectir sobre a consciência educativa que envolve toda a Congregação e que faz com que sejamos pessoas atentas e com respostas adequadas para as grandes transformações do mundo de hoje.

Colaboradores da Cúria Geral

São dois os colaboradores da Província Portuguesa que trabalham na Cúria Geral:
– O Pe. Rafael Costa que é o Director do Centro de Estudos. Com ele trabalham mais alguns religiosos de outras entidades – poucos trabalhadores para o grande trabalho que há a fazer – que se debruçam sobre os escritos do Padre Dehon, tornando-os legíveis e acessíveis a toda a Congregação.
– O Pe. Fernando Fonseca, que em conjunto com o Pe. Nivaldo, está a coordenar o Curso para Formadores da Congregação. O Pe. Nivaldo regressará ao Brasil no Natal. A partir de então será o Pe. Fernando que irá assumir a coordenação do Curso. Entretanto vai conhecendo os cantos à casa e aproveita o tempo para se dedicar às traduções de textos que serão proveitosos para todos nós.

» Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress