Hoje, 20 de Agosto, durante as Primeiras Vésperas do XXI Domingo do Tempo Comum, foram aceites ao noviciado 10 jovens que completaram o 12º ano de escolaridade no Instituto Missionário do Sagrado Coração, em Coimbra, e que desde o dia 10 deste mês se encontram na Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro. Presidiu o Superior Provincial, Pe. Manuel Barbosa, ladeado pelos padres de comunidade e pelo Pe. Constantino Tiago, representante da comunidade formadora do Instituto Missionário.

A entrada oficial no noviciado foi precedida por cinco dias de retiro, orientado pelo Mestre de Noviços. Ao anoitecer do penúltimo dia, também os noviços iniciaram um tempo de oração mais intensa, a fim de preparam o pedido para a Primeira Profissão. Postulantes e noviços fizeram, aos pares, e em dois tempos de uma hora cada um, a adoração ao Santíssimo Sacramento. A adoração começou às 21 horas de sexta-feira, prolongando-se até às 16 horas de sábado, apenas interrompida para a celebração da Eucaristia.

Neste momento, a Província tem 18 noviços. Penso que todos devemos agradecer ao Senhor estes dons tão abundantes, nos tempos que correm, pedindo, para eles e para nós, a graça da fidelidade e da perseverança.

Contamos que oito dos noviços professem a 18 de Setembro. Sobre isso, daremos oportunamente mais informações.

| Fernando Fonseca, scj |