Fernando Fonseca, scj
Dehoniano português missionário no Canadá
O Pe. Manuel Alberto Carvalho Vicente, natural de Assafarge, Coimbra, com 67 anos de idade, partiu no dia 1 de fevereiro, para Montréal, Canadá, a fim de colaborar com os confrades que ali trabalham. Ordenado sacerdote em 1982, serviu como capelão das Forças Armadas Portuguesas, foi missionário em Madagáscar, estudante em Paris, e serviu as paróquias de Alfragide, Carnaxide e Queijas. Nos últimos 17 anos, foi Capelão do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Na primavera passada, dispôs-se a colaborar numa missão internacional, e o Superior Geral indicou-lhe o Canadá. “Quero servir, até ao fim da minha vida, a maior glória de Deus e o bem da Congregação e da Igreja”, afirmou, ao despedir-se.
Quatro novos sacerdotes Dehonianos no Vietname
No dia 29 de dezembro de 2022, o Arcebispo de Saigão, D. Joseph Nguyen Nang, ordenou 4 novos sacerdotes Dehonianos e dois diáconos Dehonianos vietnamitas. Participaram na ordenação numerosos sacerdotes, religiosos e religiosas, com os parentes, amigos e benfeitores dos novos sacerdotes e diáconos. O Arcebispo Joseph afirmou: “Saigão tem muitas ordens religiosas e vocações, graças ao bom ambiente familiar e paroquial.”
Superior Geral visita Dehonianos do Congo
A Província SCJ da República Democrática do Congo celebra 125 anos da sua fundação. Os primeiros Dehonianos chegaram ao país em 1897.
O Superior Geral da Congregação, Pe. Carlos Codorniu, participou na celebração da efeméride, durante a sua visita àquele país. Aproveitou para visitar também as Irmãs da Sagrada Família fundadas pelo bispo Dehoniano mártir, D. Joseph Wittebols. A Beata Anuarite Nengapeta, mártir da castidade, durante a revolução dos simbas, pertencia a essa congregação.
Índia e Polónia: Dehonianos emitem Votos Perpétuos
Na solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, cinco confrades da Índia emitiram os seus votos perpétuos. No mesmo dia, na Polónia, também outros cinco jovens religiosos fizeram a profissão perpétua. São graças que agradecemos ao Sagrado Coração de Jesus, pedindo-Lhe que os ampare na perseverança em tão bela vocação.
Superior Geral visita Dehonianos da África do Sul
O Superior Geral da Congregação, Pe. Carlos Codorniú, visitou os Dehonianos da RSA de 30 de outubro a 15 de novembro de 2022.
Os Dehonianos estão presentes no país desde 1923. Atualmente encontram-se organizados em três centros de vida e atividade pastoral: Aliwal North, Pietermaritzburg e Johannesburg. Em Joanesburgo, os visitantes tiveram a oportunidade de falar com vários confrades e participar da liturgia da Paróquia de Santo António (Randfontein); em Pietermartizburg, visitaram a Casa Internacional de Formação SCJ, que acolhe candidatos da África e de Madagascar, que frequentam os estudos filosófico-teológicos no St Joseph’s Theological Institute. Atualmente, os formandos são 25; em Aliwal North, funciona um pré-noviciado com 5 candidatos.
O Superior Geral teve ainda oportunidade de saudar o Bispo de De Aar, D. A. Musialek, SCJ, e Arcebispo de Bloemfontein, D. Z. Mpambani, SCJ.
Os Dehonianos na Alemanha e o Sínodo
Os Dehonianos na Alemanha refletiram sobre o Sínodo da Igreja alemã e a sua própria vocação. Os trabalhos foram inspirados por uma afirmação das nossas Constituições sobre Jesus: “O seu caminho é o nosso caminho” (n. 12). O Pe. Heinz Lau, SCJ, deu o impulso inicial para refletir sobre a nossa vocação batismal e religiosa. O Bispo Heiner Wilmer, SCJ, relatou o processo, o trabalho e os resultados do Sínodo, com as reações de Roma e da Igreja universal. Segundo o Pe. Hamelijnck, puderam verificar o significado dos eventos para os religiosos, incluindo os Dehonianos. “Nenhum de nós pode escapar a um exame pessoal sobre as questões da jornada sinodal”, concluiu o Superior Provincial, Pe. Stefan Tertünte, SCJ. “A diversidade de pensamento e de ação é para a Província um desafio e uma oportunidade”.
Encontro de Superiores Latino-Americanos
De 23 a 27 de janeiro de 2023, os superiores Dehonianos das províncias e outras entidades da América Latina (Argentina, Brasil, Venezuela, Chile e Equador) reuniram-se em Buenos Aires, para fortalecerem a fraternidade e o desejo de caminhar juntos, agora como uma única província. Os superiores refletiram ainda sobre alguns temas e desafios típicos da América Latina, tal como o serviço da autoridade, a interculturalidade, a juventude Dehoniana e a pastoral vocacional.
Dehonianos no Nordeste do Brasil
A presença Dehoniana no Nordeste do Brasil começou no dia 03 de fevereiro de 1893, quando ali chegou o Pe. Sebastião Miquet, enviado pelo Padre Dehon para assumir o cuidado pastoral dos operários duma grande fábrica, em Camaragibe. O proprietário, conhecera o bom trabalho social e pastoral dos Dehonianos, em Valle des Bois, França, animados pelo espírito da Encíclica Rerum Novarum, de Leão XII. As dificuldades iniciais da missão foram muitas. Mas os pioneiros, dotados do bom espírito do Fundador, persistiram no serviço, tornando-se verdadeiros heróis. A presença Dehoniana mantém até hoje, constituindo uma província cheia de “esperança” em realizar o sonho de Padre Dehon e dos pioneiros: instaurar naquela terra o Reino do Coração de Jesus, caraterizado pela justiça e pela caridade.
Dehoniano brasileiro declarado Venerável
Em fevereiro último, foi promulgado o decreto sobre as virtudes heróicas do Padre Aloísio Sebastião Boeing. O novo Venerável nasceu em 1913. Ainda adolescente, entrou no Seminário Dehoniano de Brusque, vindo a ser ordenado sacerdote em 1940. Depois de diversos ministérios, tornou-se Mestre de Noviços, em 1954, serviço que exerceu durante mais de 20 anos. Em 1976, fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus para mulheres consagradas segundo o carisma Dehoniano.
O intenso apostolado do Padre Aloísio estava unido a uma fé viva e uma oração intensa. Como Mestre de Noviços, e diretor espiritual sabia combinar firmeza e ajuda generosa. Era humilde, caridoso e disponível para com todos. O seu túmulo tornou-se meta de peregrinações para muitos seus devotos.
SABER MAIS: www.padrealoisio.org.br