Em foco – IGREJA

Mons. Saturino Gomes, scj

Aniversário de Pontificado

No dia 13 de março, a Igreja Católica comemorou o 10º aniversário da eleição do Papa Francisco como Bispo de Roma e Pastor da Igreja universal. Rezemos pela saúde e pelas intenções do Romano Pontífice.

 

Apóstolo da paz e do progresso

Na sua recente viagem à República Democrática do Congo, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023, o Papa Francisco elogiou as qualidades do povo congolês e condenou toda as formas de exploração. No discurso que proferiu no dia 31 de janeiro, em Kinshasa, perante as autoridades civis e religiosas alertou: «A propósito de desenvolvimento obstruído e retorno ao passado, é trágico que estes lugares, e o continente africano em geral, padeçam ainda de várias formas de exploração. Existe aquele lema que vem do inconsciente de muitas culturas e de muitas pessoas: «África deve ser explorada». Isto é terrível! (…) Mas este país e este continente merecem ser respeitados e ouvidos, merecem espaço e atenção: tirem as mãos da República Democrática do Congo, tirem as mãos da África!».

 

O drama do Sudão do Sul

Após o Congo, o Papa Francisco visitou este jovem país, de 3 a 5 de fevereiro. Foi uma viagem ecuménica, acompanhado pelo Arcebispo de Canterbury (Igreja Anglicana) e pelo Moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia. Em Juba, no dia 3 de fevereiro, o Papa mostrou a sua solidariedade para com o país: «Empreendemos esta peregrinação ecuménica de paz depois de ter escutado o clamor dum povo inteiro que, com grande dignidade, chora pela violência que padece, pela perene falta de segurança, pela pobreza que o aflige e pelos desastres naturais que o assolam. Que não seja em vão este sofrimento extenuante; que a paciência e os sacrifícios do povo sul-sudanês, desta gente jovem, humilde e corajosa… Irmãos e irmãs, é a hora da paz!».

 

Catequeses semanais de quarta-feira

Após ter concluído as catequeses sobre o discernimento, o Papa iniciou a 11 de janeiro de 2023, uma nova temática, que justificou deste modo: «Hoje começamos um novo ciclo de catequeses, dedicado a um tema urgente e decisivo para a vida cristã: a paixão pela evangelização, ou seja, o zelo apostólico. Trata-se de uma dimensão vital para a Igreja: com efeito, a comunidade dos discípulos de Jesus nasce apostólica, nasce missionária, não proselitista e desde o início deveríamos distinguir isto: ser missionária, ser apostólica, evangelizar não é o mesmo que fazer proselitismo, nada tem a ver uma coisa com a outra. Trata-se de uma dimensão vital para a Igreja, a comunidade dos discípulos de Jesus nasce apostólica e missionária».

 

O matrimónio como vínculo sagrado

No passado 27 de janeiro, sua Santidade recebeu em audiência o Decano, os juízes e os oficiais que trabalham no Tribunal Apostólico da Rota Romana, na abertura do ano judicial. De entre os juízes, de nomeação pontifícia, encontra-se o abaixo-assinado, autor deste artigo.

No discurso proferido, na Sala Clementina do Vaticano, o Papa reforçou que o matrimónio é um vínculo permanente, do qual não se deve ter medo. Importante é a preparação pastoral para receber esse sacramento: «Neste sentido, a pastoral pré-matrimonial como a matrimonial devem ser, antes de mais nada, uma pastoral do vínculo, na qual se ofereçam elementos que ajudem quer a amadurecer o amor quer a superar os momentos duros».

 

Pessoa, tecnologias e bem comum

Ao receber os membros da Pontifícia Academia para a Vida, a 20 de fevereiro passado, no Vaticano, no contexto de um seminário de estudo, o Papa chamou a atenção dos participantes para alguns desafios atuais: «A mudança das condições de vida do homem no mundo da técnica. Sabemos que é próprio do homem agir no mundo de forma tecnológica, transformando o ambiente e melhorando as condições de vida. Bento XVI recordou-o quando disse que a tecnologia “dá resposta à própria vocação do trabalho humano” e que “na técnica, considerada como obra do génio pessoal, o homem reconhece-se a si mesmo e realiza a própria humanidade”».

 

A importância do desporto

O Papa Francisco reforçou a importância do desporto na vida das pessoas, ao receber um grupo da Federação italiana de voleibol, a 30 de janeiro de 2023: «Os jogadores de uma equipa são como os membros de um corpo: São Paulo diz: “se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria” (1 Cor 12, 26). Num mundo onde se compete para aparecer e para sobressair a todo o custo, onde o eu vem antes do nós, onde se rejeita quem é fraco e improdutivo, o desporto pode ser sinal convincente de unidade, de integração, e pode lançar uma mensagem forte de paz e de amizade».

 

Próxima viagem apostólica

No dia 27 de fevereiro de 2023, o Diretor da Sala de imprensa da Santa Sé, anunciava oficialmente a realização de uma nova viagem apostólica do Papa Francisco, desta vez à Hungria, a convite das autoridades civis e eclesiais. A visita acontecerá de 28 a 30 de abril de 2023, e centrar-se-á na cidade de Budapest, capital do país. O programa já divulgado, inclui encontros com as autoridades civis, Bispos, Corpo diplomático, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas, agentes pastorais, pobres e refugiados, jovens, mundo universitário e da cultura, visita privada a um Instituto de crianças, reunião privada com membros da Companhia de Jesus. No último dia de manhã, Sua Santidade presidirá à celebração da Eucaristia.

 

plugins premium WordPress