em foco – IGREJA

Mons. Saturino Gomes, scj

Paz no Mundo

O Papa Francisco é um incansável paladino da paz. Temos visto e ouvido as suas constantes intervenções a favor da paz na Ucrânia, seja no Vaticano, seja em Itália ou noutros países. No dia 25 de Outubro de 2022, no Coliseu de Roma, rezou pela paz, juntamente com outros líderes religiosos. No seu discurso afirmou a certa altura: “Nos últimos anos, a fraternidade entre religiões fez progressos decisivos:

Cada vez mais nos sentimos irmãos uns dos outros! Há um ano, reunidos aqui mesmo, em frente do Coliseu, lançámos um apelo, hoje ainda mais atual: As religiões não podem ser usadas para a guerra. Só a paz é santa e que ninguém use o nome de Deus para abençoar o terror e a violência. Se virdes guerras à vossa volta, não vos resigneis! Os povos desejam a paz”.

Visita do Papa ao Bahrein

Na visita apostólica que realizou ao Bahrein, de 3 a 6 de Novembro de 2022, o Santo Padre participou em alguns encontros inter-religiosos e ecuménicos, e visitou a comunidade católica, que é uma minoria.

Na visita que efetuou à mesquita muçulmana, em Awali, no dia 4 de Novembro, o Sumo Pontífice reafirmou a importância da paz: “Deus é Fonte de paz. Que Ele nos conceda ser, por todo o lado, canais da sua paz! Quero, diante de vós, reiterar que o Deus da paz nunca conduz à guerra, nunca incita ao ódio, nunca apoia a violência. E nós, que cremos n’Ele, somos chamados a promover a paz através de instrumentos de paz, como o encontro, pacientes negociações e o diálogo, que é o oxigénio da convivência comum”.

Matrimónio e família

Ao receber, no dia 24 de Outubro, a comunidade académica do Pontifício Instituto Teológico São João Paulo II para as ciências do matrimónio e da família, com sede em Roma, o Papa voltou a sublinhar o lugar fundamental da família na Igreja e na sociedade: «A família permanece uma insubstituível “gramática antropológica” dos afetos humanos fundamentais».

Visitas “ad limina apostolorum”

O Santo Padre Francisco terminou de receber o Episcopado brasileiro, que realizou esta visita por grupos, atendendo ao grande número de Bispos. De 24 a 28 de Outubro 2022, foi a vez dos Bispos de Madagáscar que visitaram os túmulos dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, o Papa e alguns Dicastérios da Cúria Romana. De salientar a presença de dois Bispos Dehonianos, missionários há muitos anos na “Ilha Vermelha”: D. Gaetano Di Pierro, italiano, e D. José Alfredo Caires de Nóbrega, português.

O peregrino nº 1 da JMJ 2023

No final da oração do “Angelus”, a 23 de outubro de 2022, na janela do seu apartamento, no Vaticano, o Papa Francisco inscreveu-se como 1º peregrino da JMJ2023. Na altura, disse à multidão que estava na Praça de S. Pedro: “Abrem-se hoje as inscrições para a Jornada mundial da Juventude que terá lugar em Lisboa, em Agosto de 2023. Convidei dois jovens portugueses a estarem aqui comigo enquanto me registo como peregrino. Fá-lo-ei agora… (clicou no tablet). Pronto, inscrevi-me. Tu, já te inscreveste? Fá-lo… E tu, já o fizeste? Fá-lo… permanecei aqui. Queridos jovens, convido-vos a inscrever-vos neste encontro no qual, após um longo período de distância, redescobriremos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, de que tanto precisamos!”.

Canonizações em S. Pedro

No dia 9 de Outubro, na Praça de S. Pedro, o Papa Francisco canonizou dois novos santos: o Bispo João Batista Scalabrini, e o Irmão Salesiano Artemide Zatti. O primeiro foi Bispo de Piacenza, Itália, e notabilizou-se na pastoral em favor dos emigrantes, tendo fundado duas famílias religiosas: Congregação dos Missionários de São Carlos e Congregação das Irmãs Missionárias de S. Carlos Borromeu. O segundo, depois de curado de uma tuberculose, andava de bicicleta a cuidar dos pobres e doentes, agradecendo deste modo a Deus tudo o que havia recebido.

Beatificações

Têm ocorrido, em diversas partes do mundo, celebrações com a proclamação, em nome do Papa, de novos Beatos e Beatas da Igreja Católica. Estas cerimónias são presididas por um Cardeal, Legado do Papa, que em geral coincide com a pessoa do Prefeito do Dicastério das Causas dos Santos.

Catequeses sobre o discernimento

O Papa Francisco começou a 31 de Agosto um ciclo de catequeses, às quartas-feiras, sobre o discernimento, tema muito caro à espiritualidade inaciana (Jesuítas). Vale a pena ler e meditar nestes ensinamentos, pois muitas vezes não temos a capacidade necessária para avaliar as decisões a tomar na nossa vida. “Conhecer-se a si próprio não é difícil, mas é cansativo: exige um paciente trabalho de escavação interior. Requer a capacidade de parar, de “desativar o piloto automático”, de tomar consciência da nossa maneira de agir, dos sentimentos que nos habitam, dos pensamentos recorrentes que nos condicionam, e muitas vezes, sem que saibamos. Exige também que se distinga entre as emoções e as faculdades espirituais” (catequese, 5 de Outubro de 2022). 

Encontro com sacerdotes e seminaristas

Também a 24 de Outubro, o Papa recebeu em audiência, no Vaticano, os sacerdotes e seminaristas que estudam em Roma, nas diversas Universidades e Institutos Pontifícios. Foi um momento de oração e de reflexão sobre vários temas, que a todos marcou profundamente.

Dioceses vacantes em Portugal

Com a publicação da nomeação de D. Armando Esteves Domingues para Bispo de Angra, a 4 de Novembro de 2022, restam duas Dioceses vacantes, isto é, sem Bispo diocesano à sua frente. São elas: Setúbal e Bragança-Miranda. Durante este período, as dioceses são governadas transitoriamente por um Administrador diocesano, presbítero eleito pelos respetivos Colégios dos Consultores. Ele tem a faculdade de gerir os assuntos da vida ordinária, não podendo tomar decisões de grande alcance.

plugins premium WordPress