Encontro de Dehonianos +60

A nossa Província, em comparação com outras, poder dizer-se que é ainda uma Província jovem. Mesmo assim, os confrades que já atingiram a terceira idade são um número considerável. E tende a sê-lo cada vez mais. Com idade superior a 60 anos contam-se 40, considerando também os Dehonianos portugueses que integram outras entidades do Congregação.

A estes, a Província quis proporcionar a possibilidade de um encontro adequado, que decorreu nos dias 23 e 24 de Junho, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide. Participaram 15 confrades provenientes de várias comunidades. Alguns, por motivo de saúde ou de pertença a comunidades do estrangeiro, não puderam marcar presença.

O programa inicialmente previsto sofreu uma alteração determinada pela impossibilidade de o conferencista convidado estar connosco logo no primeiro dia. Assim, o passeio previsto para o dia 24 foi antecipado para o dia 23. Este foi um dia muito agradável, apesar de alguma chuva. Levou-nos a Tomar, onde pudemos visitar sem pressas o Castelo e o Convento da Ordem de Cristo e rever alguns momentos particularmente significativos da nossa história. Depois desta visita, dirigimo-nos a Torres Novas, onde pudemos almoçar. Daqui, seguimos para a Serra de Aire, onde visitámos as famosas Grutas de Mira de Aire, enquanto fora as nuvens negras aproveitaram para descarregar a sua fúria! Após esta visita um tanto esforçada para alguns confrades já meio empenados, regressámos a Alfragide, onde chegámos folgadamente a tempo da Adoração. No dia 24, após as Laudes e o pequeno almoço, acompanhámos em duas conferências, as reflexões partilhadas pelo Pe. Manuel Morujão, SJ, que desenvolveu com abundância e competência o tema «A Arte de ser jovem idoso».

 Na parte da tarde, pudemos assistir a um interessante documentário sobre o Concílio Vaticano II. Por fim, tivemos um encontro informar com o Superior Provincial, no qual pudemos inteirar-nos mais detalhadamente da vida da Província e de algumas perspectivas de futuro, no tocante a pessoal e também a algumas das nossas estruturas que requerem reflexão e oportunas decisões.

Unimo-nos depois à Comunidade do Seminário para a Adoração e participação no Tríduo de preparação para a Festa do Coração de Jesus. A Eucaristia tinha sido celebrada ao fim da manhã.

Na reunião com o Superior Provincial, pudemos fazer uma avaliação sumária deste encontro, ficando a ideia de que foi uma iniciativa interessante e positiva que, com alguns retoques de pormenor, seria desejável poder continuar. Todos os participantes se mostraram agradados a agradeceram a possibilidade deste encontro.

Fernando Ribeiro, scj

 

plugins premium WordPress