IV DOMINGO DO ADVENTO – Ano C

 

 

Do Evangelho segundo S. Lucas (1, 39-45)

 

Naqueles dias,

Maria pôs-se a caminho

e dirigiu-se apressadamente para a montanha,

em direção a uma cidade de Judá.

Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,

o menino exultou-lhe no seio.

Isabel ficou cheia do Espírito Santo

e exclamou em alta voz:

“Bendita és tu entre as mulheres

e bendito é o fruto do teu ventre.

Donde me é dado

que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?

Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos

a voz da tua saudação,

o menino exultou de alegria no meu seio.

Bem-aventurada aquela que acreditou

no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito

da parte do Senhor”.

 

“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio.” Com a nota de que, à saudação de Maria, o menino saltou de alegria no seio de Isabel, Lucas quer dizer-nos que Jesus é Deus que vem ao encontro dos homens para realizar as promessas de salvação feitas aos antepassados. Por Jesus, Deus vai construir um mundo novo de justiça, de amor, de paz e de felicidade para todos.

Bendita és tu entre as mulheres”. Estas palavras usadas no “cântico de Débora” para celebrar Jael, a mulher frágil que Deus tornou instrumento de libertação para o Povo oprimido por Sísera, servem agora para bendizer Maria, que aceitou ser instrumento de Deus para salvação da humanidade.

A minha alma enaltece o Senhor…”.  Maria retoma um salmo de ação de graças a Deus, que protege os humildes e os salva, apesar da prepotência dos ricos e poderosos. É um cântico de esperança e de confiança em Deus. A presença de Jesus, no seu seio, é sinal do amor de Deus, que está atento aos que sofrem as injustiças dos homens.

 

Vem, Senhor Jesus!” Visita os que estão presos aos seus leitos de dor, os pobres, os explorados e os oprimidos, para que a sua dignidade seja reconhecida.

 

Pensamento do Padre Dehon

 

Vamos ao encontro de Maria e peçamos-lhe que coloque nos nossos corações o amor do Menino/Deus e as graças do mistério do Natal. (ASC 130)

plugins premium WordPress