QUARTA-FEIRA DA II SEMANA DO ADVENTO

Do Evangelho segundo S. Mateus (11, 28-30)

Naquele tempo,
Jesus exclamou:
«Vinde a Mim,
todos os que andais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo
e aprendei de Mim,
que sou manso e humilde de coração,
e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

 

Vinde a Mim, cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei! O conhecimento de Deus é possível porque Jesus introduz os seus discípulos nesse conhecimento. Mas, para acolherem a paternidade divina e a amizade do Filho, os discípulos hão de fazer-se “pequenos”, ser mansos e humildes como o seu Mestre.

O evangelho de hoje ensina-nos que é “pequeno” quem acredita em Jesus “manso e humilde de coração” e procura seguir o seu caminho para chegar aos segredos de Deus, dispondo-se a aproximar-se d´Ele e a tornar-se discípulo: “Vinde a mim”. Tal como a Sabedoria do Antigo Testamento, Jesus convida-nos para a sua escola e promete “descanso”, a saciedade dos mais profundos anseios do nosso coração.

É, pois, preciso tornar-nos discípulos, aproximar-nos de Jesus, que fala do Pai aos seus amigos, e descobrir que a familiaridade com Ele é uma escola exigente, mas capaz de oferecer repouso e paz. Jesus não dispensa os seus discípulos do cumprimento da lei de Deus, como sugerem os termos “jugo” e “fardo”. Mas essa exigência é adequada às forças de quem O quer seguir.

 

Vem, Senhor Jesus! Conforta os que andam tristes e desanimados, dá saúde aos enfermos e ânimo aos que se encontram exaustos e oprimidos.

 

Pensamento do Padre Dehon

Num movimento de compaixão sem medida, Jesus abre os seus braços a todos os desafortunados: “Vinde a mim, diz, vós todos que sofreis e que sois esmagados sob o peso do trabalho e da dor; vinde e vos aliviarei”. (ASC 140).

plugins premium WordPress