QUARTA-FEIRA DA XXI SEMANA DO TEMPO COMUM

Do Evangelho segundo S. Mateus (23, 27-32)

Naquele tempo,
disse Jesus:
“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas,
porque sois semelhantes a sepulcros caiados:
por fora parecem belos,
mas por dentro estão cheios de ossos de mortos
e de toda a podridão.
Assim sois vós também:
por fora pareceis justos aos olhos dos homens,
mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas,
porque edificais os sepulcros dos profetas
e ornamentais os túmulos dos justos;
e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais,
não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’.
Assim dais testemunho contra vós mesmos,
confessando que sois os filhos daqueles que mataram os profetas.
Completai então a obra dos vossos pais”.

“Sois os filhos daqueles que mataram os profetas”. Jesus critica aqueles que, a coberto da lei, pretendem iludir as suas exigências profundas. A antítese exterior/interior, tratada nos versículos anteriores, está eloquentemente expressa na imagem dos “sepulcros caiados”. São aqueles que cuidam do exterior, para que seja agradável à vista, enquanto no seu interior reina a podridão e a morte. Jesus já avisara os discípulos, quando lhes disse “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles”. O que conta é aquilo que cada um é diante de Deus, e não o que aparece diante dos outros.
O último “ai de vós” é contra os que são falsos, não só diante de Deus e dos outros, mas também diante da história. Edificam sepulcros aos profetas e justos, dizendo que, se tivessem vivido no tempo dos que os mataram, não teriam sido coniventes com tais crimes. Sentem-se inocentes por acusarem os seus pais! Mas não se dão conta de que, não escutando os profetas, continuam a matá-los. E a sua falta será mais grave que a dos seus pais.

Senhor, concedei-nos a graça de nos tornarmos aliados do bem que há no mundo e de em tudo procurarmos ser verdadeiros e honestos.

Pensamento do Padre Dehon

Deus detesta os corações fingidos e hipócritas. Aqueles que usam a dissimulação e a astúcia provocam a sua cólera. O Espírito Santo retira-se daqueles que são falsos e fingidos. (ASC 48).

plugins premium WordPress