TERÇA-FEIRA DA XXI SEMANA DO TEMPO COMUM

Do Evangelho segundo S. Mateus (23, 23-26)

Naquele tempo,
disse Jesus:
“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas,
porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho,
mas omitis as coisas mais importantes da lei:
a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
Devíeis praticar estas coisas, sem omitir as outras.
Guias cegos! Coais o mosquito e engolis o camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas,
porque limpais o exterior do copo e do prato,
que por dentro estão cheios de rapina e intemperança.
Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato,
para que também o exterior fique limpo”.

“Deveis praticar estas coisas sem omitir as outras”. A religião é uma questão de interioridade, de coração, na relação com Deus e com o próximo. Se assim não for, converte-se em algo de acrescentado e sobreposto ao homem, algo que esmaga e asfixia, que escraviza. Por isso, Jesus pronuncia mais dois “Ai de vós” contra o legalismo exterior dos doutores da lei, dos fariseus e dos escribas, que os leva a desprezar o essencial da lei: “a justiça, a misericórdia e a fidelidade!”. Também estes são “guias cegos”, que se perdem em formalidades: “filtrais um mosquito e engolis um camelo!”, diz Jesus. Estes doutores da Lei, escribas e fariseus esquecem que o mais importante, é ter o “coração puro”, ser reto e correto na relação com Deus e com os outros homens: “limpais o exterior do copo e do prato, quando por dentro estão cheios de rapina e de iniquidade!”. Só a pureza do coração permite ver a Deus.

Senhor Jesus, que nós, teus discípulos, aprendamos a dar mais valor, atenção e cuidado ao interior, às nossas intenções, do que ao exterior, àquilo que fazemos.

Pensamento do Padre Dehon

A inocência e a retidão de coração são muitas vezes louvadas pela Escritura. Um homem simples segundo o espírito do Evangelho, é um homem que só tem uma opinião, que só quer a Deus e o procura pela via mais direta. (ASC 47).

plugins premium WordPress