SÁBADO DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

Do Evangelho segundo S. Mateus (9, 14-17)

Naquele tempo,
os discípulos de João Baptista
foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe:
“Por que motivo nós e os fariseus jejuamos
e os teus discípulos não jejuam?”.
Jesus respondeu-lhes:
“Podem os companheiros do esposo ficar de luto,
enquanto o esposo estiver com eles?
Dias virão em que o esposo lhes será tirado:
nesses dias jejuarão.
Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho,
porque o remendo repuxa o vestido
e o rasgão fica maior.
Nem se deita vinho novo em odres velhos;
aliás, os odres rebentam,
derrama-se o vinho e perdem-se os odres.
Mas deita-se o vinho novo em odres novos
e assim ambas as coisas se conservam”.

“Podem os companheiros do esposo ficar de luto, enquanto o esposo estiver com eles?” Jesus é o Messias esperado. Na linguagem simbólica oriental, as bodas indicavam o tempo da salvação. A imagem de Deus-Esposo, e das bodas como tempo da salvação, é recorrente no Antigo Testamento. A novidade era Jesus apresentar-se como quem realizava o conteúdo de um símbolo utilizado por Deus para descrever a sua relação de amor com o povo eleito. O que agora importava era fazer parte dos amigos do noivo para se alegrarem nas suas bodas. O ato de comer já não podia ser conotado com renúncia, sacrifício, luto. Passara o que era velho. Chegara a plenitude dos tempos. Na presença de Jesus, o esposo ressuscitado da Igreja, o jejum, como sinal de luto, não é atitude conveniente. Se o cristão jejua, é para manifestar a sua espera confiante no regresso do Senhor. A morte do Ressuscitado é celebrada, não no jejum, mas no comer o pão e beber o vinho, até que Ele volte!

Senhor Jesus, que os teus discípulos pensem e falem segundo o espírito novo que lhes infundistes e não pactuem com aqueles que te rejeitam.

Pensamento do Padre Dehon

Felizes as almas generosas e vigilantes que escutam o apelo do esposo divino: Eis que vem o Esposo, e se levantam imediatamente para o seguirem! Deixá-los-á entrar no festim nupcial. Repousarão sobre o seu Coração. (ASC 500).

plugins premium WordPress