Novo Superior Geral!

Na manhã de hoje, sexta-feira, 20 de Julho, o P. Carlos Luis Suarez Codorniú, foi eleito Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Nascido nas Ilhas Canárias (Espanha), em 1965, emitiu os primeiros votos na Congregação em 1984 e foi ordenado sacerdote em 1990.

O P. Carlos Luis estudou Filosofia e Teologia em Salamanca (Espanha) e em Caracas (Venezuela). Obteve a licenciatura em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, e fez o doutoramento na Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma, em 2002. Nestes últimos anos o P. Carlos Luis viveu e desenvolveu o seu ministério sacerdotal em Caracas (Venezuela), onde ensinou Sagrada Escritura. Foi também Reitor do Instituto de Teologia para os Religiosos (ITER) e Director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB).

 

Venezuela: a sua casa adoptiva

O P. Carlos Luis trabalhou na Índia durante um curto período de tempo. A maior parte dos últimos 30 anos foram vividos na Venezuela, a sua casa. É um país onde a pobreza e a agitação civil parecem crescer de dia para dia.

“Estamos num país profundamente dividido socialmente, politicamente e economicamente”, disse o P. Carlos Luis numa entrevista. “Por esta razão, a reconciliação não é apenas algo que tem de acontecer individualmente, mas é uma tarefa que envolve toda a sociedade. Uma tarefa para todos, mas especialmente para nós; nós [Dehonianos] que nos chamamos “servidores da reconciliação”. A partir do Coração de Jesus queremos também mudar o coração das pessoas, para que possamos mudar qualquer coisa”.

 

O Conselho Geral

Na parte da tarde o Capítulo voltou a reunir-se na sala capitular para preparar a eleição do Conselho Geral. No entanto, antes de discernir nomes específicos que podem assumir o serviço de conselheiros, os capitulares dedicaram algum tempo a discutir sobre a estrutura que o próprio Conselho deve ter. No passado, os conselheiros eram geralmente responsáveis ​​pelas áreas geoculturais de onde provinham. Será que podem ser consideradas  outras possibilidades?

Os capitulares concluíram o dia de trabalho reunidos em grupos para discutir e refletir sobre estas questões.

 

 

[FAG id=11365]

 

plugins premium WordPress