Primeiro encontro da Família Dehoniana em Espanha

“A paixão do coração: unidos no carisma e na missão” foi o tema que congregou no Centro Fray Luis de Leon, em Guadarrama (Madrid), nos dias 23 a 25 de Fevereiro de 2018, o Primeiro Encontro da Família Dehoniana em Espanha.

Juntaram-se 230 pessoas, individualmente ou em famílias. Eram crianças, jovens, adultos, com um numeroso grupo de religiosos e padres dehonianos. Provinham de comunidades, de colégios, de institutos universitários, de paróquias, desde Puente La Reina a Venta de Baños, de Salamanca a Múrcia, de Valência a Madrid, passando por outras comunidades e instituições dehonianas da província espanhola. De realçar o empenhamento do Superior Provincial e dos dehonianos espanhóis na iniciativa. É um dos  resultados visíveis da Semana Ibérica realizada em Salamanca, em Julho de 2016.

O encontro foi muito bem pensado, preparado e executado. Notava-se a mão de pessoas competentes em diversas áreas desde a teológico/pastoral, à espiritual, à educacional, à do marketing, do design, das artes gráficas e da comunicação. O P. Javier Luengo, Coordenador da Família Dehoniana em Espanha, esteve bem assessorado por dois outros dehonianos e uma equipa de leigos, que fizeram um excelente trabalho.

De Portugal, participámos 9 pessoas: o P. Fernando Fonseca, Coordenador Nacional da Família Dehoniana em Portugal, o P. José Domingos, os Diáconos Nuno Pacheco e Andrés Rafael, a Emília Meireles, do Secretariado Nacional da Família Dehoniana, a Lúcia Correia, da Companhia Missionária, a Albertina Ribeiro, dos Grupos Missionários, o Manuel Freitas, da Associação dos Antigos Alunos do Seminário Padre Dehon e o Marco Costa, antigo noviço e actual colaborador da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista (Porto). As comunidades do Seminário Padre Dehon e a de Aveiro apoiaram a nossa participação, emprestando-nos uma carrinha ou fornecendo almoço e apoio logístico ao grupo.

O encontro irá dar preciosos frutos para a Família Dehoniana em Espanha. Para nós, Família Dehoniana em Portugal, foi um precioso estímulo para crescermos no empenhamento dos religiosos da província e dos diversos grupos, já presentes e activos, no desenvolvimento da Família Dehoniana e na partilha do seu carisma e missão. Esse carisma e missão são particularmente importantes, não só para o futuro da Congregação ou da vida cristã na Europa, mas também para a sua própria subsistência e desenvolvimento humano do nosso continente. Como, há anos, dizia Jacques Delors aos bispos europeus, o futuro da Europa precisa, não só de tecnologia e de recursos económicos, mas também de coração e espiritualidade. A Família Dehoniana tem esse Coração e essa Espiritualidade: o Coração de Jesus e a Espiritualidade que ele inspira. Se precisarmos de uma prova, olhemos para a pessoa e para a acção do Padre Leão Dehon, em finais do século XIX e princípios do século XX. O seu humanismo cordial e as suas iniciativas no campo da evangelização, da educação, da economia, da acção social e da política, inspirados pelo seu amor ao Coração de Cristo, muito contribuíram para credibilizar a Igreja, criar bem-estar para as pessoas e desenvolver as sociedades do seu tempo.

Fernando Fonseca, SCJ

 

 

[FAG id=10625]

plugins premium WordPress