Zeferino Policarpo, scj

Assembleia de Párocos

De 7 a 9 de fevereiro realizou-se em Alfragide a XXIII Assembleia de Párocos Dehonianos. Trata–se de uma iniciativa que congrega anualmente os Dehonianos que trabalham em paróquias, capelanias e reitorias confiadas à Congregação. Presentemente são 28 paróquias, 2 reitorias e 6 capelanias. É um sector importante da nossa missão em Portugal. À luz do tema “Caminhamos juntos: comunhão, participação e missão” os párocos refletiram sobre o caminho sinodal, a preparação da JMJ 2023 e o acolhimento de pessoas em contexto de periferia, concretamente pessoas portadoras de deficiência e casais em segunda união. Do encontro brotou também a constatação de que é necessário e urgente haver maior cooperação entre a pastoral paroquial e a pastoral de acompanhamento vocacional.

 

Pastoral Social Dehoniana

Realizou-se em Alfragide, de 16 e 17 de maio 2022, o II Encontro da Pastoral Social Dehoniana com o objetivo de analisar os grandes desafios que os centros sociais e paroquiais enfrentam e de perceber as respostas que as paróquias confiadas aos Dehonianos oferecem no campo social e caritativo, partindo da Doutrina Social da Igreja e da proposta social que o nosso fundador nos legou e das respostas que a nossa sociedade espera da Igreja. “Saímos deste II Encontro Dehoniano de Pastoral Social convictos de que este tempo de formação e de partilha nos enriqueceu a todos, nos encheu o coração e nos deixou com novos e mais eficientes meios para responder aos diferentes desafios que se nos vão colocando”, pode ler-se na Mensagem Final do Encontro.

 

Semana da Província

Na semana após a Páscoa cerca de meia centena de Dehonianos reuniram–se em Alfragide para a XI Semana da Província. O Superior Geral, Pe. Carlos Luís, de passagem por Portugal, também participou em boa parte do encontro. O objetivo essencial da Semana é proporcionar um tempo de convívio em ambiente de alegria pascal e refletir sobre um determinado tema. Este ano os presentes refletiram sobre a Formação Permanente, seguindo a metodologia sinodal. Do encontro fez também parte um dia de passeio que levou os participantes de visita ao Ribatejo e ao Alto Alentejo.

 

Universitários Dehonianos

Uma das missões da comunidade que está no Centro Dehoniano (Porto), é o trabalho com os jovens universitários. Desde 2016 que essa presença junto do mundo juvenil vem ganhando consistência através das várias atividades que aí se promovem. As mais regulares são a Missa dos Sentidos, todos os Domingos às 21h00; o Diz Que Disse, para refletir, em pequenos grupos, sobre um tema da atualidade; a Noite 4×4 que inclui a missa, o jantar, o encontro com alguém convidado e o convívio. A nível mais espaçado realiza-se a Oração Taizé, o Color Pray,… Antes da Páscoa dezena e meia de jovens fez o Caminho de Santiago a partir de Valença. São, portanto, diversas formas de congregar os jovens e de os ajudar a discernir e a crescer na fé num ambiente sadio e alegre. Quem é jovem pode comparecer e é sempre bem-vindo!