75 anos de abertura do Colégio Missionário, Ordenação Sacerdotal do Andrés Rafael, Missa dia 16 de outubro às 16h

Testemunho do diácono Andrés Rafael

A minha vocação começou desde que eu me lembro de ser alguém. Na verdade, desde a minha infância sempre me senti chamado por Deus para ser sacerdote. A respeito disto vem-me sempre ao pensamento a passagem bíblica sobre a vocação do profeta Jeremias: “Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei, e te constituí profeta entre as nações» (Jer 1,5). É assim, à luz desta passagem, que eu vejo também a minha vocação!

Nasci em Caracas, no dia 29 de novembro de 1988. Vim para Portugal em 1999, com 10 anos. Em 2002, com 13 anos, entrei no Colégio Missionário, no Funchal, Madeira, que era na altura um Seminário Menor da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Em 2008 fui para o Centro Dehoniano, no Porto e em 2010 fiz a Profissão Religiosa em Aveiro. Estive em Angola, num estágio de vida religiosa: um ano e três meses em Viana, nos arredores de Luanda, e sete meses no Luau, no Leste, a poucos quilómetros do Congo.

No dia 26 de Novembro de 2017, fui ordenado diácono no Seminário de Alfragide, por D. António Braga. A minha regra de vida pessoal, como diácono, inspirou-se na liturgia da ordenação, no momento da entrega do Evangelho quando o bispo diz estas palavras: «Recebe o Evangelho de Cristo, que tens a missão de proclamar. Crê o que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas».

Do simples querer ser padre como aqueles que fui conhecendo, aos poucos passei a compreender que isso é uma vocação e uma missão exigente: imitar Jesus Cristo, o Bom Pastor, configurar-me com Ele, ser seu instrumento e ajudar aqueles que precisam. Daí a minha disponibilidade e vontade para ser ordenado sacerdote e para ser missionário.

É assim que eu vejo a minha vida e o meu futuro mistério sacerdotal. Deus permita que eu possa levar até ao fim com alegria e dedicação a graça que em mim começou: ser um sacerdote santo segundo o Seu Coração. Para isso, conto com a sua graça e a oração dos irmãos.

Diácono Andrés Rafael de Abreu Catanho

plugins premium WordPress