Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Saturino

Na Paróquia do Piquinho, em Machico, o padre Saturnino da Costa Gomes celebrou no dia 15 de Agosto as suas bodas de prata sacerdotais perante uma igreja repleta de fiéis. Concelebraram o Pároco Padre Ramos, o anterior Pároco Padre Afonso, o Padre Martinho da outra Paróquia de Machico e o Padre Isildo, Superior do Colégio Missionário.
Numa passagem da sua homilia, o Padre Saturnino Gomes fez alusão à falta de vocações sacerdotais, exortando os jovens a seguirem o caminho do sacerdócio. A comunidade da Paróquia do Piquinho, através do Padre António Ramos, fez entrega de uma salva de prata ao seu colega que vem desempenhando vários cargos com elevada responsabilidade no seio da Igreja Católica.
Recorde-se que o homenageado tem doutoramento em Direito Canónico, tendo já exercido funções no cargo de Direito Canónico da Universidade Católica Portuguesa, Director da Faculdade de Teologia e Director do Centro de Estudos do Direito Canónico e do Instituto Superior de Direito Canónico da UCP.
Do vasto currículo, constam ainda a assessoria na Comissão de Liberdade Religiosa e representante da Comissão Paritária na Santa Sé.

Na Sé do Funchal, na manhã de Sábado dia 16, o Bispo do Funchal D. António Carrilho presidiu a uma Missa de Acção de Graças pelos jubileus sacerdotais (duas bodas de ouro e duas de prata). O Padre Saturino foi um dos festejados tendo dado também o seu testemunho durante a homilia. Estiveram presentes mais outros dois bispos, eméritos do Funchal e de Évora, D. Teodoro que há 25 anos ordenou estes sacerdotes e o Arcebispo D. Maurílio. Para além de vários sacerdotes diocesanos, concelebraram nessa acção de graças vários dehonianos: o Padre Isildo, Superior do Colégio Missionário, o Padre João Manuel, Superior da Comunidade da Ribeira Brava, o Padre Eduardo Sousa, o Padre David Quintal, o Padre Nélio Simões e o Padre Roberto Viana. Depois da celebração, o Padre Saturino e alguns familiares participaram num almoço festivo no Seminário Diocesano do Funchal, juntamente com os outros festejados: Cónego Fiel, Padre Sumares e Padre Sá.
 

plugins premium WordPress