EEJD – Dias 09-10 de Agosto: A Paz envia-nos

O dia da partida do Porto para Lisboa começou como pequeno-almoço e a oração da manhã animada pelo grupo da Alemanha. Como é o último dia, o tema é “a Paz envia-nos” e o patrono é a Igreja peregrina.

Partimos pelas 09h00 em direção à capital e fez-se uma paragem da área de serviço de Pombal para café, algumas compras e alguns aproveitaram para andar de escorrega!

Chegámos a Lisboa para o almoço e depois houve um período de descanso, após o qual foram feitos trabalhos por grupos linguísticos/entidades/Províncias e que consistiam na avaliação do Encontro, na preparação da Eucaristia conclusiva e da festa final.

Quanto à avaliação, o grupo português manifestou enorme regozijo pelos conteúdos, pelos lugares, na maneira como o encontro decorreu e pela relação fraterna que se criou e acabou por considerar um enorme sucesso, este evento. As pequenas coisas que podiam ser melhores não têm significado no contexto geral…

Antes da Eucaristia o Superior Provincial fez um pequeno encontro dos Delegados presentes para lhes agradecer a participação e oferecer umas lembranças.

D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, presidiu à missa, às 19h00, mostrou-se contente com o convite e lembrou que “a paz e os jovens caminham juntos”. A música foi tocada por jovens de vário países e os cânticos em todas as línguas. No fim da celebração o grupo da JD-Açores coordenou o envio com a recriação da pomba da Paz com figuras humanas, de onde saíram pombas em origami para cada participante assinar e trocar com outro de um país diferente partilhando um abraço de Paz e de despedida. O sentido era o de termos passado de muitos, vindos de lugares diversos, a um só, membros de um único Reino de paz e comprometidos a construir a Paz em nós, nas nossas comunidades e no Mundo, como Dehonianos.

Ainda no final da Eucaristia o D. Manuel Quintas fez uma alusão especial à Ucrânia tendo em conta o confrade, o Pe. Eduard Kozhukhivskyy e os quatro jovens presentes vindos desse país ultimamente flagelado com conflitos que ainda parecem sem solução à vista e pediu que rezássemos todos pela Paz. Depois foi a vez do Pe. Zeferino usar da palavra para agradecer ao Sr. D. Manuel Quintas, aos participantes, à Comissão de Pastoral Juvenil, aos Secretariados, às Comunidades e às equipas de trabalho a sua colaboração para o sucesso deste Encontro.

A festa continuou no pátio interno do Seminário, com o jantar de churrasco, muitas danças, canções de Paz trazidas por cada entidade e convívio até às tantas.

A primeira partida dos foi de um grupo de açorianos que saíram às 04h30 da madrugada para o aeroporto. Os que ficaram tiveram missa dominical em várias paróquias confiadas aos Dehonianos nas redondezas e as despedidas continuaram a suceder-se

Foi uma semana muito rica em oração, reflexão, fraternidade, convívio, alegria, partilha, cultura… Saímos daqui certamente mais comprometidos em acolher a Paz como dom de Deus, pela reconciliação, e em partilhá-la e fazê-la crescer “profetas do amor e servidores da reconciliação”… porque, afinal, A Paz é contigo!

Paulo Vieira, scj

[ DOSSIER ]

plugins premium WordPress