em foco – PROVÍNCIA

Zeferino Policarpo, scj

Noviciado

No passado mês de Setembro dois jovens iniciaram o noviciado na Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro. Um é português: o Nuno Miguel Gomes que já tem um percurso de vários anos pelos seminários Dehonianos. O outro jovem é o Ante Delic que veio da Croácia. O Mestre de Noviços é o Pe. José Domingos que há pouco tempo terminou a sua especialização em Madrid para desempenhar este serviço à Congregação. Alegramo-nos com a resposta destes dois jovens e rezamos para que prossigam generosamente a sua caminhada tendo em vista a consagração a Deus no próximo ano.

Voluntariado

Há muitos anos que a Província Portuguesa trabalha com leigos que desejam dar algum tempo da sua vida ao serviço das Missões em regime de volutariado. A Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos coordena, prepara as pessoas e acompanha os projectos em países de missão. No verão passado 8 leigos estiveram nas Missões Dehonianos do Luau e Luena (Angola) e  outros 9 na Missão do Gurué (Moçambique), empenhados em actividades de apoio à infância, formação das crianças, formação básica em informática, construção de uma escola, pedagogia, formação das jovens para as lides domésticas, etc.

Na Paz de Deus

Sem dúvida que sentimos grande alegria com os jovens que iniciaram o noviciado e com os que foram ordenados sacerdotes nestes últimos meses: o António Jesus (30 de Julho na Sé do Funchal) e o Andrés Rafael (16 de Outubro, no Colégio Missionário). Por outro lado sentimos também grande dor quando sabemos que algum dos nossos confrades parte para a Casa do Pai. Recentemente foram 3 os Dehonianos que deixaram de fazer parte do nosso convívio: 

– O Pe. Agostinho Clemente faleceu a 12 de Julho, na sua Comunidade, em Vila Real de Santo António. Nasceu a 7 de Agosto de 1952 e era natural do Estreito de Câmara de Lobos, Madeira. Foi ordenado sacerdote a 7 de Agosto de 1982 e em 1984 partiu para Madagáscar. Aí permaneceu como missionário durante 35 anos. Regressado a Portugal, fazia parte da Comunidade Dehoniana de Vila Real de Santo António e colaborava na pastoral paroquial até ao dia da sua inesperada partida…

– D. António de Sousa Braga deixou a nossa companhia a 22 de Agosto. Era natural de Santo Espírito, ilha de Santa Maria (Açores). A 17 de Maio de 1970, foi ordenado presbítero pelo Papa Paulo VI, na Praça de São Pedro, em Roma. Trabalhou na formação dos jovens religiosos, foi pároco, Superior Provincial e Conselheiro Geral da Congregação. A 9 de Abril de 1996, o Papa João Paulo II chamou-o ao episcopado nomeando-o Bispo da Diocese de Angra (Açores). Desempenhou essa missão até 15 de Março de 2016. Depois da sua resignação, quis voltar à Congregação e permaneceu no Seminário Nossa Senhora de Fátima até ao dia da sua partida para a casa do Pai.

– O P. Marcelino Teixeira de Freitas nasceu a 6 de Dezembro de 1947, no Faial, ilha da Madeira. Foi ordenado sacerdote a 27 de Dezembro de 1976, na igreja paroquial da sua terra natal. Foi professor e Director do Colégio Infante D. Henrique (Madeira). Mas foi sobretudo na actividade paroquial que dedicou toda a sua vida. Foi pároco em diversas pároquias confiadas à Congregação nas Dioceses do Funchal, Lisboa, Algarve e Porto. Depois de um período longo e doloroso de doença grave, faleceu a 11 de Outubro quando estava a passar um período de férias junto da sua família.

plugins premium WordPress