Encontro Vocacional no Seminário de Alfragide

Nos dias 2 a 4 de julho, decorreu, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, o encontro vocacional de verão. Este encontro foi o culminar de muitos outros promovidos mensalmente ao longo do ano pastoral pela equipa vocacional do Seminário, formada pelo Pe. Paulo, o Filipe Rodrigues e o Carlos Araújo. O encontro vocacional inspirou-se nas parábolas do tesouro, da pérola e da rede (cf. Mt 13, 44-50). Participaram 11 rapazes.

No dia 2 de julho, segunda-feira, depois do acolhimento e da saudação inicial, teve lugar a apresentação do tema e as primeiras dinâmicas. Depois, saímos, em caminhada, até ao Santuário Nossa Senhora da Rocha, em Carnaxide. Almoçámos no recinto do Santuário. O Pe. Alexandre Santos, exímio conhecedor da história e da devoção do Santuário, prestou-se a oferecer uma visita guiada. Depois foi tempo para a “tarde de deserto”, em que cada um se retirou em silêncio para um exercício de avaliação pessoal. Seguiram-se a eucaristia, ainda no Santuário, e o regresso a casa. À noite foi tempo para rezar o terço e jogar a “caça ao tesouro”.

No dia 3 de julho, terça-feira, depois do despertar, da oração da manhã e do pequeno-almoço, fomos até à praia de Carcavelos para uma manhã de convívio. O almoço foi nas periferias da praia, num parque natural. De regresso ao Seminário, os momentos seguintes foram essencialmente celebrativos: Celebração Penitencial, Eucaristia. Depois do jantar e do desporto vivemos uma bonita vigília de Oração em Adoração. Antes do descanso, houve ainda tempo para um filme, no auditório do Seminário.

O dia 4 de julho, quarta-feira, foi particularmente utilizado em dinâmicas de encontro, de diálogo pessoal com o sacerdote e de avaliação. Antes do almoço celebrámos a eucaristia, profundamente agradecidos por este encontro vivido na fé e na alegria. Depois do almoço chegou a hora da despedida. O próximo encontro está agendado para o dia 8 de setembro.

Carlos Araújo, scj

 

 

[FAG id=11234]

plugins premium WordPress