Família Dehoniana: Coimbra 2016

O Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, viveu dias intensos e belos, de 11 a 15 de Novembro: o encontro dos Grupos Coordenadores Europeu e Intercontinental da Família Dehoniana e a Festa da Família Dehoniana, em Portugal.

No dia 11, depois de uma muito apreciada visita a Fátima, os membros dos grupos chegaram à comunidade.

O dia 12, foi dedicado ao encontro do Grupo Coordenador Europeu alargado, com a presença do Grupo Coordenador Intercontinental. Trocaram-se importantes ideias para a organização da Família na Europa e para a sua participação no encontro de Roma, em Maio de 2017.

No dia 13, foi a Festa da Família Dehoniana. Vieram representantes de todas suas dez componentes em Portugal, que tiveram uma reunião com os Grupos Coordenadores Europeu e Intercontinental. Para a celebração da Eucaristia, juntaram-se-lhes largas dezenas de outros membros da Família Dehoniana, de familiares, de vizinhos e de amigos. Presidiu o P. José Agostinho, superior provincial, tendo concelebrado 10 sacerdotes dehonianos, com o serviço de um diácono permanente, Fernando Magalhães, membro dos SCJ’ Sempre – Famílias Dehonianas. Antigos religiosos, ou seminaristas, com as suas famílias, encarregaram-se da parte musical da celebração, sob a orientação do Diogo Brito. Órgão, violinos e violoncelo, com um pequeno coro, animaram o canto de toda a assembleia formada por cerca de 250 pessoas.

Seguiu-se o almoço no salão de festas da casa, com cerca de 150 pessoas. Os antigos alunos do Seminário Missionário Padre Dehon, sob a chefia do Armindo Pinto, confecionaram e serviram a refeição. O grupo do “Fado Norte”, a convite do António Carvalho, deu ao evento um toque cultural e artístico muito apreciado. O almoço/convívio prolongou-se até cerca das 16, 30 horas. No fim, todos puderam levar, como recordação, a tigela do caldo verde propositadamente fabricada e decorada para o evento.

Nos dias 14 e 15, reuniu o grupo coordenador intercontinental para preparar o encontro de Roma 2017.

Foi preciosa a colaboração das comunidades da Casa Provincial, do Seminário de Alfragide, do Seminário Padre Dehon e da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista. Agradecemos a todos os que colaboraram e participaram e, sobretudo, agradecemos a Deus pelo êxito do evento que, confiamos, marca um novo ritmo para a Família Dehoniana em Portugal.

 

Fernando Fonseca, SCJ.

 

[FAG id=8596]

 

plugins premium WordPress