Festa de Nossa Senhora do Loreto

Caros amigos da Igreja de Nossa Senhora do Loreto em Lisboa

No dia 10 de Dezembro de 2017, pelas 11h30, realizou-se na Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Loreto.

O Senhor Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, presidiu à Eucaristia da Festa.

Concelebraram Mons. Amaury Medina Blanco, Conselheiro da Nunciatura Apostólica em Lisboa, um Padre Comboniano que foi missionário no Quénia, o Pe. José Agostinho scj, Superior Provincial dos Dehonianos em Portugal, o Pe. Manuel Barbosa scj, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, o Pe. Filippi Sérgio scj., e os três membros da Comunidade Dehoniana do Loreto, o Pe. Francesco Temporin scj, Reitor desta Igreja, o Pe. Paolo Riolfo scj, o Pe. Manuel de Nóbrega scj.

Estavam representantes do Senhor Presidente da República Portuguesa, do Estado e do Governo Português, das Forças Armadas e da Câmara Municipal de Lisboa.

Estava presente o Senhor Embaixador de Itália, bem como pessoal da Embaixada Italiana e do Instituto Italiano de Cultura.

Estava um representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A Senhora do Loreto é a Padroeira da Aviação.

Estavam, por isso, muitos representantes das companhias aéreas que operam em Portugal, a começar pela TAP Portugal e que empunhavam as suas bandeiras. Estavam também presentes muitos representantes dos vários sindicatos da aviação civil, empunhando igualmente as suas respectivas bandeiras que foram abençoadas depois da homilia.

Marcou bem a sua presença a Junta Administrativa da Igreja do Loreto, formada pelo Senhor Provedor Engenheiro Giuseppe Maria Nigra, e pelas Doutoras Teresa Bartolomei, Nunziatella Allessandrini e Carla Minelli.

Numa Igreja do Loreto Restaurada, deslumbrante na sua beleza original e iluminada por numerosos faróis led, montados numa original elipse, esta festa foi bem vivida e participada pelos numerosos devotos presentes.

O Coro da Tap abrilhantou a celebração com muita dignidade e beleza.

Serviram ao Altar acólitos da nossa Igreja e ainda religiosos do Seminário Nossa Senhora de Fátima de Alfragide.

Entre os devotos da Senhora do Loreto estava um numeroso grupo de Alcafozes, no Concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro, onde se venera também a Senhora do Loreto.

Depois da Comunhão Eucarística foi rezada a “Prece do Aviador”, pedindo a protecção da Senhora do Loreto para todos aqueles que trabalham nas actividades aeronáuticas.

Um animado convívio na Sacristia encerrou a Festa, que deixa boas recordações.

A Igreja do Loreto fará 500 anos a 08 de Abril de 2018. Iniciativas diversas serão anunciadas brevemente. É preciso que todos os amigos da Igreja do Loreto estejam atentos e participem com generosidade.

Formulamos votos de Santo Natal e Feliz Ano Novo 2018.

Loreto, 14 de Dezembro de 2017

A Comunidade Dehoniana da Igreja do Loreto em Lisboa

 

 

[FAG id=10388]

plugins premium WordPress