Os detalhes finais

O último dia de trabalho do XXIV Capítulo Geral foi dedicado aos detalhes finais.

Entre as propostas aprovadas pelo Capítulo, há uma que pede ao novo Governo Geral que crie uma comissão encarregada de rever as traduções da Regra de Vida e do Diretório Geral, a fim de verificar sua exatidão.

Foram também apresentadas as “Orientações para a interajuda na Congregação”. Trata-se de uma proposta do Ecónomo Geral que visa, entre outras coisas, criar uma melhor sistematização do Fundo Geral de Ajuda. Estas Orientações foram aprovadas ad experimentum até ao próximo Capítulo Geral. Os capitulares aprovaram também a criação de uma comissão encarregada de rever e esclarecer o papel do Vigário Geral, os mandatos do Procurador e do Secretário Geral e a questão se o Superior Geral recém-eleito deve assumir imediatamente o cargo de presidente do Capítulo Geral.

Foi ainda aprovada uma recomendação que pede ao Governo Geral que estude os critérios relativos ao envio e ao acolhimento de Dehonianos a nível  internacional. De facto, nota-se que as dificuldades verificadas na transferência de confrades para uma nova área geocultural, mesmo que por um curto período de tempo, vão muito além da questão linguística.

 

Revisitar o XXIII Capítulo Geral

Os capitulares examinaram e aprovaram as propostas do Capítulo Geral de 2015. Foi aprovada a moção que exprime solidariedade para com os cristãos perseguidos, a moção que pede para que se continue a promover experiências de formação a nível  internacional e a moção que possibilita a criação de estruturas de governo adequadas às jovens Entidades em fase de crescimento e àquelas em que a presença Dehoniana está em declínio.

 

Conclusão

O XXIV Capítulo Geral conclui os seus trabalhos na manhã de sexta-feira, 27 de Julho. A missa de encerramento está marcada para o meio dia. O P. Carlos Luis Suarez Codorniú, Superior Geral, presidirá à celebração.

 Esta é a última newsletter do Capítulo. Por favor consulte o site www.dehon.it para aceder a todas as crónicas, em inglês e em italiano, bem como ao link dos vídeos e à Mensagem Final. Clique aqui https://generalate.smugmug.com/XXIV-General-Capitolo- para ver os álbuns com as fotos do Capítulo.

 

[FAG id=11257]

plugins premium WordPress