Semana Ibérica – 8 julho 2016

O último dia da IX Semana Ibérica começou com a Conferência do Ir. Antonio Botana, Irmão De La Salle, sobre a comunhão fraterna através da missão e da transmissão do carisma. O carisma é um dom de Deus, a nossa parte é vivê-lo com intensidade na comunhão. A comunhão é o papel de tornassol da fidelidade ao carisma.

A sociologia das instituições antevê que, num futuro próximo, desaparecerão da Península Ibérica uma quantidade enorme de congregações religiosas. É uma lei da seleção natural. Continuar a existir depende da capacidade de adaptação. O nosso carisma é um dom de Deus à Igreja; cuidar dele é esta atenção aos sinais dos tempos no acolhimento de mais/outros protagonistas. Aos jovens, dar-lhes espaço de serem protagonistas e corresponsáveis na missão, a partir do centro irradiador que é a comunidade local.

Neste sentido são de extrema importância os itinerários formativos, que percorrem um caminho indutivo, ou seja, a partir da experiência, do concreto. Significa preparar formadores. Um sinal de maturidade deste processo será quando a formação se fizer com formadores religiosos e leigos.

Depois da apresentação do Ir. Antonio, houve tempo para perguntas e interpelações. Na sessão final foi lida e aprovada, por aclamação, a Mensagem Final da IX Semana Ibérica. O Pe. Paulus Sugino, conselheiro geral, apresentou à assembleia uma saudação cordial do Superior Geral. Terminou usando uma poderosa imagem: o comboio já partiu, há pessoas dentro, outras correm para o apanhar, outras ficam-se, impávidas e serenas na estação mas também é preciso contar que o comboio entre pelo binário justo. Um critério da certeza que trilhamos um caminho justo: quando se formam comunidades efetivas e afetivas, mediadoras e atrativas para diversas vocações.

O Pe. José Agostinho, Superior Provincial de Portugal, disse que “obrigado” é a palavra mais importante neste momento final: pelo acolhimento fraterno, sentindo-se que, dos dois lados da fronteira, se constrói um projeto comum. Queremos que este encontro histórico dê passos efetivos, pois devemos este favor à igreja. Lançou um convite: como a Província Portuguesa celebra 50 anos de existência e 75 de presença dehoniana em Portugal, espera-se uma boa representação de religiosos e leigos espanhóis no dia 27 de detembro, em Alfragide. Ficou a promessa da X Semana Ibérica, em data a determinar.

O Vice-superior Provincial de Espanha encerrou esta assembleia na certeza de que valeu a pena. Partilhamos inquietudes, experiências, esperanças. Agora cabe-nos transmitir aos que não puderam estar o que experimentamos. Encetamos um caminho e não podemos olhar para trás. Juntos podemos mais! De regresso a casa, o desejo duma viagem segura pois todos nos queremos bem e reconhecemos o imenso valor de todos e de cada um.

Na eucaristia final, presidida pelo Conselheiro Geral, Pe. Sugino, a partilha desta certeza: ao regressarmos a casa, encontraremos resistências, dificuldades, medos… mas certos de que “nada nos separará do amor de Cristo”.

 

Humberto Martins, scj

plugins premium WordPress