Tarde Missionária em Alfragide

Como já é costume, no Dia Mundial Missionário, os Dehonianos em Lisboa promoveram a Tarde das Missões, reunindo jovens e adultos ligados de alguma forma à Congregação.
Realizado no Centro Paroquial de Alfragide, o encontro começou por volta das três horas da tarde, com uma pequena oração que apelava ao espírito de abertura e de caridade de cada um de nós para com o próximo.
De seguida, os apresentadores, a Beta e o Paulo Renato, nosso confrade, prosseguiram com o programa da tarde. Escutámos as palavras de abertura do nosso Superior Provincial, Pe. Manuel Barbosa, com duas músicas do próximo CD dos Dehonianos (Profetas do Amor 1) e algumas fotos de Angola.
Como não podia deixar, a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões foi lembrada e apresentada aos participantes pela voz do Superior da Comunidade de Alfragide, o Pe. José Agostinho.
Após a partilha pela JD da sua participação nas Jornadas Mundiais da Juventude em Colónia, houve uma pequena apresentação do trabalho da ALVD pelo Pe. Luciano, que deixou um convite interpelante a aceitar o desafio de uma experiência missionária.
Os grupos das paróquias de Alfragide, Carnaxide, Outurela, Vialonga, Alfornelos e o Bairro da Boavista, assim como o grupo dos timorenses de Alfragide, expuseram então o número preparado e o seu símbolo: um “raio de sol” decorado de modo original e com a figura de uma personalidade “profeta”. O grupo dos timorenses presenteou-nos, ainda, com as suas danças.
Terminadas as apresentações, o salão transformou-se e deu lugar ao lanche partilhado que ajudou a fomentar o convívio entre todos.
A Tarde das Missões chegava ao fim com o melhor dos encerramentos: a Eucaristia. Presidida pelo Superior Provincial, a celebração foi marcada pelos membros dos vários grupos que participaram e animaram o canto e a liturgia entusiasticamente.
De realçar, foi especialmente a tomada de posse do Secretariado da Juventude Dehoniana de Lisboa, durante a Missa que se iniciou às dezoito e trinta. Este momento, realizado neste dia das missões, ganhou um significado especial que certamente irá impulsionar ainda mais os animadores e coordenadores dos nossos jovens, abrindo-os cada vez mais para um tema tão relevante para o nosso carisma e para a Igreja: o ser missionário e as missões.

| Eduardo Pereira, scj |
 

plugins premium WordPress