Três jovens Dehonianos fazem a Profissão Perpétua

Por volta das 16h00 do passado sábado, dia 13, no oratório do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Alfragide, três religiosos estudantes fizeram a sua Profissão Perpétua no decorrer da Eucaristia que foi presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, e preparada pela comunidade religiosa de Alfragide. Nesta Eucaristia solene estiveram presentes muitos confrades, familiares e amigos do Igor André, do Jorge Manuel e do Antonino Gomes, agora religiosos vinculados de forma definitiva à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Um outro momento de destaque foi o jantar/convívio que se seguiu entre todos. Houve tempo para os cumprimentos e para a reportagem fotográfica deste acontecimento festivo. Após a refeição, houve lugar para um outro momento de destaque: ao som das guitarras, tocadas pelo Superior da Comunidade, Pe. Manuel Barbosa, e pelo Diretor Espiritual, Pe. Paulo Coelho e da guitarra portuguesa tocada pelo Antonino Gomes, foi possível disfrutar de um momento de canções populares portuguesas, não faltando os fados cantados pelo Pe. Jacinto de Farias. Foi um momento interessante de alegria e diversão dos convivas.

Nos discursos finais, antes da partida do bolo comemorativo, os três festejados tiveram oportunidade de agradecer a todos aqueles e aquelas que os ajudaram ao longo da sua caminhada até aqui, destacando-se os familiares, confrades e alguns amigos mais próximos. O Superior Provincial agradeceu a Deus pelo dom das vocações que Deus vai enviando à Província destacando o “sim” definitivo dado por esses três jovens religiosos como sinal de esperança para o futuro. Por sua vez, o Superior da comunidade não quis esquecer-se dos três confrades que terminaram a sua passagem por esta casa: o Igor André, o Jorge Magalhães e o Vítor Teixeira, que frequentarão o Ano Pastoral no Seminário Maior do Porto, inseridos em Comunidades Dehonianos da região do Porto, deixando uma palavra de agradecimento e de incentivo para o futuro destes três jovens.

Foi um dia bom, alegre e bem passado. Que o vínculo definitivo à Congregação, que representa a união e Cristo com a sua Igreja, dada por estes jovens, possa ser sinal de esperança para todos quantos deles se acercarem e conviverem. Possa Maria, a Senhora do Sim, interceder junto de Deus para que sejam bons seguidores de Cristo ao exemplo do Padre Dehon.

 

Nuno Pacheco, scj

[HOMILIA]

 

plugins premium WordPress