VI Encontro Nacional de Secretariados JD

▬ O VI Encontro de Secretariados da Juventude Dehoniana, reuniu em Alfragide de 20 a 22 de Fevereiro 2009, estando representados os Centros de Açores, Lisboa, Madeira e Porto, com os seguintes objectivos:
• Aprofundar o conhecimento, convívio, partilha e comunhão entre elementos dos Secretariados JD;
• Partilhar as experiências concretas dos Centros: dificuldades e experiências positivas;
• Conhecer as “Bases para a Pastoral Juvenil”;
• Preparar o XII Encontro Nacional JD;
• Tomar consciência da necessidade de aprofundar, cada vez mais, a Espiritualidade Dehoniana.
Num ambiente de comunhão e partilha constatámos que os secretariados estão a trabalhar com entusiasmo e dedicação, contribuindo para projecto de crescimento da Família Dehoniana.
Da reflexão feita sobre as “Bases para a Pastoral Juvenil”, emanadas da Conferência Episcopal Portuguesa, chegámos à conclusão que a Proposta de Pastoral Juvenil preconizada pela Juventude Dehoniana se enquadra e vai de encontro às orientações referidas no documento supra-citado.
No entanto, na reflexão feita identificámos alguns aspectos sobre os quais a Juventude Dehoniana deverá debruçar-se para aperfeiçoar a sua acção junto dos jovens. Salientamos a necessidade de um programa a médio/longo prazo, que sirva de inspiração para a definição de um itinerário em cada centro.
A necessidade de conhecer os objectivos e as vivências dos grupos com que nos envolvemos, tendo noção que o programa da Juventude Dehoniana é uma mais-valia para a caminhada do grupo na sua participação e empenho na comunidade cristã.
Foi mais uma vez salientado que o Projecto de Pastoral Juvenil Dehoniano necessita, para a concretização dos seus objectivos, do apoio e adesão dos párocos, dehonianos e outros, das comunidades cristãs.
Parece-nos necessária a criação de uma base de dados, organizada por temas, para facilitar a consulta dos subsídios dehonianos disponíveis.
Preparámos o Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, relacionando o tema do ano com a figura de S. Paulo. O Superior Provincial enviou uma mensagem manifestando a sua solidariedade com nosso trabalho, dando o seu apoio à temática escolhida e disponibilizando-se a apoiar-nos no que for necessário.
Dentro do espírito da disponibilidade reforçamos a nossa intenção de intervir no âmbito do voluntariado nas suas mais diversas expressões.
Comprometemo-nos, como Secretariados, a uma contínua partilha de informação e experiências de forma a, em sintonia, viver e testemunhar o carisma e a espiritualidade do Pe. Dehon.

“Ecce Venio. Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade!”

Os participantes.

Lisboa, 22 de Fevereiro de 2009.
 

plugins premium WordPress