50 anos da Paróquia Nossa Senhora da Boavista

Os Dehonianos chegaram à Cidade e Diocese do Porto, à zona da Boavista, em 1958, para fundar aqui o Seminário Missionário Padre Dehon, destinado a acolher os adolescentes e jovens que quisessem seguir a vida religiosa, começando assim o seu percurso formativo.

As vocações começaram a ser abundantes e a antiga creche da Fábrica Graham começou a ser demasiado pequena para tanta gente. O Seminário foi transferido para as novas e amplas instalações, entretanto construídas em Fânzeres, Gondomar.

A atividade daqueles missionários italianos, e dos portugueses que, entretanto, se lhes juntaram, não se limitava à formação dos jovens seminaristas. Começaram a interagir com a população envolvente e a desenvolver ampla ação pastoral, apoiando as Comunidades e Paróquias das redondezas. A Capela e as instalações do Seminário começaram a ser muito frequentadas, tendo isso levado à criação da então Paróquia Experimental de Nossa Senhora da Boavista, a 31 de Maio de 1973. Ontem, 18 de Maio, aproveitando a coincidência da Visita Canónica do P. Carlos Luis Suárez Codorniú, Superior Geral da Congregação, à Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, celebrámos os 50 anos da criação da Paróquia.

Foi bonita a festa, vivida numa solene celebração eucarística, presidida pelo Superior Geral, concelebrada por diversos Confrades Dehonianos das Comunidades que estão na Diocese do Porto! O Superior Provincial também se juntou à concelebração, bem como o P. Levi dos Anjos Ferreira, o Conselheiro Geral que acompanha a visita do Superior Geral. Merece uma referência muito especial a presença do P. Júlio Carrara, que durante mais de quatro décadas foi Pároco desta Paróquia e liderou o processo de construção de todo o edificado que constitui hoje as instalações físicas da Paróquia, com especial destaque para a belíssima, ampla e acolhedora igreja paroquial, onde decorreu a celebração. A sua presença despertou a atenção e o carinho de todos e a emoção dos muitos que fizeram parte deste longo caminho já percorrido.

Apesar de ser um dia de semana, as pessoas acorreram em grande número, os diferentes coros da Paróquia mobilizaram-se e uniram-se para dar mais brilho a uma celebração preparada com muito esmero e dedicação. O tom da celebração foi sempre de profunda gratidão ao Senhor e à sua e nossa Mãe por tantas bênçãos e graças recebidas. A terminar a celebração, o P. Feliciano Garcês, atual Pároco desta Paróquia, prestou a justa e merecida homenagem ao P. Júlio Carrara, oferecendo-lhe, em nome de toda a Comunidade paroquial, uma serigrafia da autoria do Professor Manuel Casal Aguiar, que fez parte do grupo de artistas que ajudaram a tornar tão belo e atraente este templo. Gesto semelhante foi endereçado ao Superior Geral, manifestação de apreço e gratidão pela disponibilidade e amabilidade que manifestou na presidência da celebração e na visita à Comunidade paroquial.

É um dia para registar nas mais gratas recordações desta Paróquia! Seja louvado o Senhor da Messe, que tantas e tão grandes graças e bênçãos nos concede.

P. José Agostinho Sousa

plugins premium WordPress