A Caminho dos 50…

O DIA 27 DE DEZEMBRO é sempre especial para nós, Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), porque nele celebrámos o Dia da Província, o dia em que os nossos fundadores P. Colombo e P. Canova chegaram a Portugal e o dia em que foi criada a nossa Província (1966). Este ano de 2015 quisemos marcar especialmente este dia, porque achámos por bem abrir um ano jubilar de comemoração dos 50 anos de existência da Província.

Foi com este objectivo e neste tom de festa que nos reunimos no Seminário Missionário Padre Dehon, pelas 16h. Para que a festa se tornasse ainda mais significativa, foi programada a Ordenação diaconal do nosso confrade Antonino Gomes de Sousa. Para presidir à solene concelebração foi convidado o senhor bispo do Porto, Dom António Francisco dos Santos, que aceitou o convite com muita amabilidade e prontidão. Os bispos dehonianos – Dom António Braga, bispo de Angra do Heroísmo, Dom Manuel Quintas, bispo do Algarve e Dom José Ornelas, bispo de Setúbal, também aceitaram prontamente o convite. Vieram também muitos confrades, alguns padres da Diocese e de outras Congregações, muitos familiares e amigos do Antonino e do Seminário e a festa foi muito bonita!

Esteve tudo muito bem preparado, organizado e coordenado, desde a liturgia e o canto, ao acolhimento e à refeição fraterna, para o que muito contribuiu um grupo de vizinhos voluntários que já costumam ajudar nestas ocasiões, bem como o empenho generoso de alguns seminaristas.

No decorrer da celebração o senhor Dom António Francisco percorreu um pouco da história da nossa Província e mostrou-nos o quão importante seria continuar na senda dos nossos pioneiros, em espírito de verdadeira família e na prática e testemunho da misericórdia de Deus.

Durante a refeição ainda prestámos homenagem aos confrades que celebravam jubileus de vida ou de consagração sacerdotal e voltámos a renovar a nossa gratidão pela presença de 4 bispos e pela participação de número tão significativo de confrades, de familiares do Antonino e de amigos e benfeitores. Uma palavra especial de gratidão se impôs em referência à Comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon e ao extraordinário grupo de voluntários.

Outras iniciativas estão previstas para celebrar este jubileu, que há-de culminar no próximo 27 DE DEZEMBRO, provavelmente em Alfragide, quem sabe se com uma celebração semelhante a esta. Obrigado, Bom Deus!

 

P. José Agostinho F. Sousa

 

plugins premium WordPress