Açores: Visita do Superior Geral, Pe Carlos Luís Suárez Codorniú e do Conselheiro, Pe. Levi dos Anjos Ferreira

Ao fim da manhã de segunda-feira, 29 de maio, chegaram ao aeroporto de Ponta Delgada o Superior Geral, Pe. Carlos Luís Suárez Codorniu, e o Pe. Levi dos Anjos Ferreira, Conselheiro Geral que acompanha, entre outras, a Província Portuguesa, vindo ambos em Visita Canónica à comunidade do Centro Missionário Coração de Jesus, de Ponta Delgada, Açores, e devendo ficar entre nós até ao final da tarde da próxima quarta-feira, 31 de maio.

Foi buscá-los ao aeroporto o Superior, Pe. Gil Alfredo da Silva. Chegaram ao Centro Missionário a horas de almoço, sendo recebidos pelos restantes membros da comunidade para o primeiro ato comunitário, que foi naturalmente o almoço.

Apesar de se dizer que nos Açores é frequente o dia apresentar as quatro estações, o clima foi globalmente benigno durante os três dias da visita, com abundantes momentos de sol a dar maior brilho ao verde da vegetação e ao azul do mar que nos rodeia. Sendo o Superior Geral natural das ilhas Canárias e o Pe. Levi de Minas Gerais, foram frequentes os seus comentários sobre o encanto da paisagem.

Já a seguir ao almoço, começaram os encontros pessoais dos membros da comunidade com o Superior Geral, indo este e o Pe. Levi, ao fim da tarde, concelebrar na igreja paroquial do Cabouco com o respetivo pároco, Pe. José David Quintal Vieira. Sendo um período de festejos do Espírito Santo, tiveram, já nessa ocasião, a oportunidade de visitar, sempre no Cabouco, também algumas coroações locais do chamado Império do Espírito Santo.

No dia seguinte, terça-feira, 30 de maio, o dia começou com a habitual oração matinal e comunitária de Laudes, seguida de pequeno-almoço, novos encontros pessoais e, às 10, a reunião da comunidade com o Superior Geral e o seu Conselheiro, partilhando-se informações e expetativas recíprocas. Ainda antes do almoço, visitaram-se as várias dependências da Casa, bem como o exterior: jardins, prados, quintais e matas, pecuária e … gatos! Nessa mesma tarde de terça-feira, os Visitantes foram concelebrar à igreja do Livramento com o pároco, Pe. Gil. E, à noite, depois da ceia, na companhia do mesmo Pe. Gil e do P. João de Chaves Bairos, foram fazer uma visita aos pais e irmãos do nosso escolástico José Manuel Paiva Pereira, moradores no Livramento, e aos do dito Pe. Gil na Conceição da Ribeira Grande.

Na quarta-feira, dia 31, último da visita, depois da oração comunitária da manhã, o P. João levou o Superior Geral a tomar o pequeno-almoço num café-esplanada da vizinha praia do Pópulo, aproveitando eles do breve passeio para, entretanto, fazer o encontro pessoal previsto no programa da Visita. Regressados a casa, o Pe. Gil levaria os Visitantes em passeio à Lagoa do Fogo e às Furnas, regressando para o almoço, que constituiria o último ato comunitário da Visita.

Nos momentos livres dos três dias da Visita, também o Pe. David, o Pe, Eduardo Ferreira de Sousa e o Irmão Victor Joaquim Oliveira Teixeira tiveram o seu encontro pessoal com o Superior Geral.

Depois do almoço de quarta-feira, foi tirada, no corredor da varanda ao lado do refeitório, uma foto de grupo, comemorativa da Visita. E, pelas 15.15, o P. Gil levaria o Superior Geral e o Conselheiro Geral ao aeroporto, donde estes seguiriam às 17.25, num voo da Ryanair, para Lisboa.

Foram visíveis a boa impressão e encanto que a ilha e o ambiente suscitaram nos visitantes, pormenor que teve eco no comentário deixado no livro de honra do Centro Missionário pelo Superior Geral, que certamente o Pe. Levi partilha, tendo presentes os comentários de ambos, expressos e ouvidos várias vezes durante a Visita:

«Muito grato por este tempo partilhando convosco na ilha, onde para mim tudo tem cor, sabor e cheiro a casa… “É que nas veias corre-me basalto negro. No coração a ardência das caldeiras. O mar imenso me enche a alma. E tenho verde, tanto verde a indicar-me a esperança” (José Ferreira) – Carlos Luís scj, Superior Geral, 31/05/2023».  

plugins premium WordPress