Foi com grande alegria que, no dia 19 de agosto, a Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, recebeu dois novos noviços. Os neo-noviços, Nuno Gomes – da Província Portuguesa – e Ante Delic – do Distrito da Áustria-Croácia foram admitidos pelo superior provincial da Província Portuguesa, Pe. João Nélio, no dia em que a Igreja celebrava a memória de S. João Eudes.

Enquadrada na oração da Hora Intermédia, a celebração começou pelas 12:30, contando com a presença do superior da comunidade de Aveiro, Pe. Joaquim Magalhães; o Mestre de noviços, Pe. José Domingos; os restantes membros da mesma comunidade, e o seminarista Francisco Pereira.

Depois da apresentação dos candidatos ao noviciado pelo mestre de noviços, o Pe. João Nélio fez uma pequena homilia em que explicava que o tempo de noviciado é um período de encontro com Deus e consigo próprio, mas também um tempo privilegiado de paragem para um maior conhecimento e identificação com a Congregação. Seguiu-se a este momento a admissão ao noviciado, as assinaturas no livro das Atas e por fim e os noviços receberam das mãos do Superior Provincial a Regra de Vida da Congregação.

Terminada a cerimónia religiosa, seguiu-se o almoço de celebração e de confraternização entre todos os presentes. Foi nesse momento que os neo-noviços manifestaram a sua grande alegria por terem dado um passo tão significativo na sua caminhada vocacional.

Nuno Gomes e Ante Delic, Noviços Dehonianos.