Assembleia SCJ nos Estados Unidos

Já lá vai algum tempo, mas não tanto assim…

No princípio do mês participei como observador convidado na Assembleia eleitoral da nossa Província USA. Como o nome indica, a reunião destinou-se sobretudo a eleger o Superior Provincial e seu Conselho. Não participei em todos os trabalhos, alguns eram reservados aos eleitores e ao observador por excelência, o Conselheiro Geral Pe. John van den Hengel. Os trabalhos foram moderados pelo Pe. Peter MacKenna, do Canadá. Depois de algumas maratonas de votos, chegaram à escolha do Pe. Steve Huffstetter, diretor da escola onde me encontro e meu orientador de estágio, para Superior Provincial e dos seus cinco Conselheiros. Tudo terminou com a festiva celebração da Solenidade do Coração de Jesus, numa missa presidida pelo arcebispo da diocese de Milwaukee, o muito simpático Dom Jerome Listecki. O encontro teve lugar na nossa casa de Hales Corners, Casa Provincial, Escola Superior de Teologia e outras coisas mais. Foi uma semana de agradável partilha fraterna.

A viagem não foi pera doce, mais de 1.000 km para cada lado. Atravessámos três Estados: South Dakota, Minnesota e Wisconsin. Repartimos a condução irmãmente, ficou mais fácil.

A vida por aqui é agora muito tranquila. O tempo tem estado bom, até com algum calor. Os alunos estão quase todos de férias – estão cá apenas os que não têm família ou que a família não quer ou não pode receber durante o Verão. Há aqui atividades de verão para crianças das reservas índias onde temos missões. Passo a maior parte do tempo a ler e a escrever para o meu trabalho final.

A meados do próximo mês vou viver uma nova experiência entre a comunidade hispânica do Texas. Irei trabalhar na paróquia que temos em Houston. Depois será a contagem decrescente para o regresso à Europa, onde espero chegar a 14 de Agosto.

Vou acompanhando a vida da Província, da Igreja em Portugal, do nosso país e do mundo. Todas as manhãs faço o exercício de ler os títulos de algumas páginas de informação da internet e a todos acompanho com a minha oração e solidariedade. Se não fossem esses meios, diria que estou completamente fora do mundo, longe de tudo. Mas o longe torna-se perto, graças a esses canais que nos ligam ao mundo. Temos também celebrado as principais festas portuguesas a preceito. Foi assim no dia de Nossa Senhora de Fátima, de Santo António ou no Dia de Portugal. Nesses dias presidi às missas, com respetiva reflexão.

A todos desejo feliz continuação do mês do Coração de Jesus e muito boas férias.

Unido na oração e na comunhão fraterna, de Chamberlain, South Dakota, algures nos States,

Pe. José Agostinho F. Sousa, scj

plugins premium WordPress