Aveiro: Encontro Ibéricos de Noviços Dehonianos

Entre os dias 22 e 28 de Março, decorreu, em Aveiro, mais um encontro de Noviços das Províncias Dehonianas Ibéricas. Como é normal, estiveram presentes os Noviços Alí e César, da Venezuela, mas fazendo o noviciado em Salamanca, o Pe. Ramón, Mestre de Noviços e o Pe. Jesús, que orientou a semana de formação. Juntaram-se à comunidade de Aveiro, onde está o Noviço Filipe e o Pe. José Armando, Mestre de Noviços.

Este encontro teve como objetivo o aprofundamento do Diretório Espiritual, obra que o Padre Dehon, fundador dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) deixou para ajudar os seus religiosos a viverem a espiritualidade que brota do carisma por ele recebido.

Esta obra está dividida em 6 partes: 1ª – O Espírito da nossa vocação; 2ª – Os modelos e os padroeiros da nossa vocação; 3 ª Os votos e a vida religiosa; 4 ª – As regras; 5ª – Os exercícios de piedade; 6ª – As virtudes próprias da nossa vocação.

Ao longo da semana falámos destes diversos temas. Entre eles destaco: especificidade apostólica; a adoração: autêntico serviço a Igreja e a sociedade; nossos patronos; chamados a ser presença Eucarística com Maria; vida interior; direção espiritual; busca apaixonada de Deus; testemunhas do amor de Deus.

Como complemento da formação, fomos a Fátima, dando-a a conhecer aos Noviços venezuelanos. A espiritualidade de Fátima tem várias referências que coincidem com a nossa espiritualidade, nomeadamente, no que se refere a reparação.

A manhã de sábado teve carácter cultural, com a visita ao Museu do Bacalhau, em Ílhavo. À tarde, depois do almoço, os Noviços venezuelanos e os sacerdotes que os acompanharam voltaram a Salamanca, encerrando-se mais uma semana de formação. A próxima já espreita e será em Salamanca.

Filipe Rodrigues, Noviço Dehoniano

plugins premium WordPress