Bênção do altar da igreja paroquial do Divino Salvador de Fânzeres

Igreja de Fânzeres renovada por dentro

No dia 29 de Abril, em plena Primavera, à tarde desse dia, na Missa das 18:30, o Sr. Bispo D. António Augusto, Auxiliar da Diocese do Porto, dedicou a Deus o novo Altar da Igreja paroquial do Divino Salvador.

Disse D. António Augusto:” a igreja de Fânzeres com este novo arranjo ficou linda, equilibrada, simples e com bom gosto”.

Fazendo a visita à igreja, começamos pela porta central. De imediato damo-nos com o guarda-vento, ou antecâmara, alto, com duas portas e cada uma com uma cruz que sobressai à vista. Abrindo essas duas portas, deparamos com o conjunto de todo o interior da igreja. E aqui sim, abre-se à vista o tal conjunto, sóbrio, simples, unitário. Ao fundo, o Altar-Mor do Santíssimo com o retábulo de talha dourada, iluminado por janelas que coam a luz conforme as suas cores. No muro esquerdo está um quadro de grandes dimensões e que representa a Transfiguração. No mesmo lado, um pelicano de talha dourada que é símbolo da Eucaristia. Em frente desse alto-relevo há um outro quadro também de grandes dimensões e representa Nossa Senhora das Dores junto à cruz.

Mais à frente, na confluência da capela do Santíssimo com o corpo da igreja, eis o novo Altar de madeira, em forma de U invertido, tendo no meio um tapa-vistas de cor mais forte e que condiz com a coxia que de lá parte e vem até nós. Do lado direito, como vemos do fundo, está a cadeira “presidencial”, de madeira e do mesmo estilo de linhas simples. À esquerda o “ambão”, também de madeira, a condizer com o altar e a Cadeira.

Por fim, nos lados admiramos os “santos”, alguns deles colocados na sacristia há diversos anos, mas que agora foram trazidos para a luz do dia e colocados, uns em peanhas, outros em pedestais que partem do chão e os elevam para a “ribalta” da veneração dos fiéis.

A descrição da igreja está feita, agora só falta uma coisa, a visita “in loco”.

As vozes que se ouvem são de alegria, de contentamento, de parabéns. Nós que pusemos em marcha esta obra de renovação da igreja paroquial – Conselho Pastoral paroquial e Conselho Económico – só o fizemos porque eram muitas as vozes que pediam esta intervenção. Fizemos as diligências junto das autoridades competentes e foi-nos dado todo o apoio: os Senhores Bispos, a Comissão de Infraestruturas da Diocese, que está à frente das obras das igrejas. Obrigado a todos, particularmente ao Sr. Padre Francisco Andrade Costa e ao Sr. Arquiteto Flores. Bem hajam! Toda a Paróquia agradece.

Mas não é tudo. Entre os elementos da Paróquia, quero destacar o esforço feito pelo Sr. Engenheiro José Carlos Las Casas que, fazendo parte do Conselho Económico, seguiu de perto todos trabalhos. Foi incansável! Obrigado, pois.

A toda a Paróquia que está a fazer um grande esforço para custear as despesas feitas, quero agradecer. A igreja é de todos e por isso o meu agradecimento dirige-se a todos. A vós todos, paroquianos de Fânzeres, são devidas estas palavras de congratulação.

Agora, depois de renovada a igreja de pedras, há que renovar também a igreja comunhão, a comunidade. É talvez mais difícil, mas aquela sem esta de nada servirá. Então, mãos à obra!

Pe. José de Andrade Braga, scj,

Pároco de Fânzeres

 

[FAG id=9671]

 

plugins premium WordPress