Conselho Nacional da Família Dehoniana

No passado dia 6 de Fevereiro, reuniu no Instituto Missionário do Coração de Jesus, em Coimbra, o Conselho Nacional da Família Dehoniana, sob a presidência do respetivo secretariado e do coordenador nacional, P. Fernando Fonseca.

Depois da apresentação dos delegados das diversas componentes e da oração inicial, foi lida pelo representante da Província, P. Leandro Garcês, a fraterna mensagem do Superior Provincial, P. José Agostinho Sousa. Tomou, então, a palavra o P. Fernando Fonseca, que saudou os presentes e propôs uma breve reflexão sobre “O Ano Santo da Misericórdia e a Família Dehoniana”. Quem se sente beneficiado pela misericórdia de Deus há de usar de misericórdia para com os outros. Assim fez o nosso pai de família, o Venerável Leão Dehon, cujo carisma herdámos, nos une e anima. Seguiu-se a apresentação das diversas componentes da Família: a Congregação dos SCJ, a Companhia Missionária do Coração de Jesus com os seus Familiares, as Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus com os seus colaboradores, as Famílias Dehonianas, o grupo Ecce, os Antigos Alunos do Seminário Padre Dehon, a Juventude Dehoniana, a Associação dos Leigos Voluntários dehonianos, os Grupos Missionários. A manhã terminou com o almoço fraterno e uma visita guiada à quinta e à capela da casa.

A parte da tarde foi totalmente ocupada pela apresentação e debate de propostas para o desenvolvimento, animação e formação da Família Dehoniana. Lançaram-se ideias para a organização ou reorganização do secretariado nacional e dos secretariados regionais, para o envolvimento da Família no Cinquentenário da criação da Província Portuguesa dos SCJ (2015-2016) e do Cinquentenário da presença da Companhia Missionária do Coração de Jesus em Portugal (2016-2017) Verificou-se que será mais proveitoso adiar a Assembleia da Família Dehoniana, prevista como uma possibilidade para o corrente ano, na véspera da Peregrinação dehoniana a Fátima. Falou-se da criação de novos grupos ligados, ou não, às diversas componentes, dos necessários animadores e sua formação. Para a formação e informação de todos propôs-se o lançamento de uma news letter com a periodicidade possível, desejavelmente todos os meses. Foi ainda apresentado o Itinerário de Formação para Leigos dehonianos adultos, que queiram fazer uma caminhada mais longa e exigente. Terminou-se a tratar da desejada autossuficiência dos secretariados, e da organização Família Dehoniana no seu conjunto, em matéria económica e financeira.

Para terminar, foram prestadas informações sobre a peregrinação dehoniana a Fátima de 2016 e sobre um possível encontro a 13 de Novembro, em Coimbra, por ocasião da reunião do Grupo Coordenador europeu.

O cronista

plugins premium WordPress