O domingo, 26 de novembro de 2017, foi dia de grande festa no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.
E os motivos para celebrar eram muitos! Logo à partida havia o motivo maior, comum a toda a Igreja, que era o domingo de Cristo-Rei, último domingo do ano litúrgico. Depois havia os motivos mais diretamente relacionados com a nossa vida dehoniana: o dia da Memória Dehoniana, a celebração dos 50 anos da criação do Escolasticado da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus e a Ordenação Diaconal do jovem religioso Andrés Rafael.
A Memória Dehoniana é a celebração em que invocamos todos os Dehonianos que nos precederam e que já se encontram na Casa do Pai, especialmente os que morreram mártires. A data escolhida tem sobretudo a ver com os nossos Confrades que foram martirizados na década de 60 do século XX, na República Democrática do Congo. Mas há muitos outros que pagaram com a vida a sua fidelidade à fé e à sua consagração e a perseverante dedicação à missão.
O Escolasticado da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Comunidade que acolhe os jovens religiosos durante o seu percurso de estudo da Teologia – foi criado há 50 anos, no Prior Velho, tendo mudado para o atual Seminário Nossa Senhora de Fátima dois anos mais tarde. Recordamos com muito carinho e gratidão todos os que ao longo destes 50 anos passaram pelo nosso Escolasticado, seja os que pertencem à nossa Província como os que pertencem a outras Entidades da Congregação, como todos os que seguiram outros rumos nas suas vidas e hoje vivem a sua dedicação à Igreja e à sociedade, sem esquecerem a espiritualidade e os valores recebidos na sua passagem pelo nosso Escolasticado.
O momento privilegiado para agradecer a Deus todos estes motivos de festa foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Confrade, o senhor D. António Braga, Bispo emérito de Angra, na qual foi ordenado Diácono o Andrés Rafael. Momento especial foi o curto e curioso diálogo que tiveram no fim da celebração o bispo presidente e o novo diácono:
António Braga: “Que queres ser quando fores grande?”
Diácono Andrés Rafael: “Ser pequeno para servir!”
Na celebração também nos unimos em oração de ação de graças a toda a Igreja em Portugal, especialmente à Diocese de Santarém, no dia em que acolhia D. José Traquina, seu novo Bispo, a quem desejamos uma missão abençoada e profícua.
Foram muitos os que responderam à chamada, tanto Confrades vindos das diversas Comunidades, como vizinhos, amigos, benfeitores, religiosos e religiosas, seminaristas e muitos dos que fizeram parte da história do nosso Escolasticado e que, entretanto, seguiram outros rumos nas suas vidas. À celebração da Eucaristia seguiu-se um jantar-convívio, que se prolongou noite dentro.
Belo dia de celebração, com muitos motivos para louvar e agradecer ao Senhor!
José Agostinho Sousa
[FAG id=10293]