Encontro Internacional da Família Dehoniana: Mensagem final

1. De 15 a 20 de Maio de 2014, 37 membros da Família Dehoniana (leigos, consagradas e religiosos) encontraram-se na Casa Geral da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, para refletir sobre a  herança Dehoniana e entender melhor como fazer para que mais membros do povo de Deus possam participar do carisma do Padre Dehon, e como – baseados nele – melhor servir a Igreja em nossos dias.

Estivemos reunidos sob o lema “Um só Dehon, muitos dehonianos”.  O dom do Espírito concedido ao Padre Dehon deu origem à Congregação, como o seu primeiro fruto. Desde então, inspirou o surgimento da Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus, do Movimento do Amor Misericordioso Coração de Jesus, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, de outras formas de consagração pessoal e comunitária, e de diversos grupos de leigos, adultos e jovens, que hoje constituem a Família Dehoniana.

 

2. Este encontro dá continuidade a outros eventos da Família Dehoniana realizados em 1990 e em 2000, que culminaram na presença de alguns  leigos  no XXI Capítulo Geral da Congregação,  em 2003. Na assembleia de 2000 foi preparado um documento que veio a ser conhecido como a Carta de Comunhão da Família Dehoniana. Ao mesmo tempo, foram elaboradasPropostas de Vida para orientar  os leigos a viver o carisma. A realidade  Família Dehoniana foi reconhecida pelo Capítulo Geral de 2003.

 

3. Além de celebrar o nosso comum legado espiritual, a Família Dehoniana reuniu-se, desta vez, por duas razões:

a. Debater e aprovar o Itinerário Formativo, um subsídio de formação para a iniciação de leigos na espiritualidade Dehoniana. Num tempo em que há sede de espiritualidade, queremos oferecer aos cristãos um caminho de união com o Coração de Cristo segundo a experiência de fé do Padre Dehon.

b. Discernir a conveniência de criar uma coordenação das várias expressões do carisma Dehoniano e, no caso, definir a sua composição.

 

4. No primeiro dia, Pe. Marcello Matté (da Província Dehoniana da Itália do Norte) ajudou os participantes a refletir sobre o carisma Dehoniano no contexto cultural e eclesial de hoje. Iluminados por esta apresentação, concluímos que:

a. O carisma do Padre Dehon continua a ser atual.

b. Na fragilidade da existência nos nossos dias, o carisma dehoniano responde a uma profunda sede de uma espiritualidade que nos permita ver hoje, misticamente, a face de Deus no Coração de Cristo.

c. As palavras-chave que nos vem do Padre Dehon, como “reparação”, “oblação” e “imolação”, podem, ainda hoje, dar vida ao mundo, especialmente se as associamos a conceitos como “humanidade”, “solidariedade”, “compaixão” e “misericórdia” à luz de Cristo.

 

5. Durante o Encontro ouvimos várias testemunhas, membros da Família Dehoniana, que nos contaram como chegaram a reconhecer o carisma evangélico do Fundador nas suas vidas e como, através do Coração de Cristo, encontraram o Deus de misericordiosa compaixão.

6. Um Grupo de Trabalho coordenado pela Governo Geral da Congregação desenvolveu e apresentou um subsídio formativo,  um itinerário de introdução ao carisma do Padre Dehon. Este Itinerário Formativo consiste numa série de temas de reflexão para leigos adultos, em quatro etapas, que possibilita percorrer um caminho espiritual para viver o inexplicável amor de Deus que dá vida ao mundo. Os participantes acolheram com gratidão oItinerário Formativo e sugeriram adaptações ao contexto local e cultural, e o início da sua utilização ad experimentum. Também levaram  em consideração a necessidade de um contato mais coordenado entre os membros da família carismática.

Para concretizar esse passo, foi estabelecida um Grupo de Coordenação, com os seguintes objetivos:

a. Continuar a desenvolver e a implementar o Itinerário Formativo para os leigos Dehonianos;

b. Estimular a comunicação entre os membros da Família Dehoniana, via internet e outros recursos, incluindo a página web;

c. Preparar a criação de uma futura coordenação definitiva;

d. Criar a possibilidade de um processo de crescimento na vivência do carisma Dehoniano.

 

O Grupo de Trabalho compõe-se de dois leigos Dehonianos (Ida Coelho, do Brasil e Rosalie Grace Escobia, das Filipinas), uma consagrada (Silvia Bertozzi, da Finlândia), um religioso (Pe. Bruno Pilati, da Província da Itália do Norte) e um Conselheiro Geral da Congregação (Pe. Cláudio Weber), e exercerá o seu mandato por três anos.

7. Agradecidos pela experiência de estar juntos nesses cinco dias  para partilhar os valores  de um caminho espiritual comum, voltamos às nossas casas enriquecidos com os frutos que aqui colhemos. O que vivemos nesses dias fortaleceu-nos na convicção de que recebemos um dom e de que queremos proclamar e tornar presente ao nosso tempo a boa nova do ilimitado amor de Deus.  

 

Roma, 20 de Maio de 2014

Os participantes no Encontro Internacional da Família Dehoniana

plugins premium WordPress