Encontro internacional dos Jovens Dehonianos – JMJ (dia 5 e 6)

Stadniki é onde passaremos os próximos dias nas Jornadas Mundiais da Juventude.

É o nosso escolasticado, onde temos 14 estudantes neste momento.

Esta casa acolherá mais de 250 jovens nos próximos dias. Além daqueles que já vêm do nosso encontro internacional dehoniano, juntaram-se jovens da Finlândia, da Eslováquia e também mais alguns jovens da Alemanha. Uma parte do grupo ficará hospedado no nosso seminário e a grande parte dos jovens será recebido em casas de famílias.

Logo no dia 25, segunda-feira, há a destacar a bela e interativa conferência do nosso superior geral e a missa presidida per ele, e a mega festa que esta localidade de Stadniki preparou para os jovens. Houve comida polaca e muita dança. Uma verdadeira festa que mostrou a grandiosa hospitalidade deste povo polaco.

Na terça-feira, dia 26 de Julho, fomos visitar na parte da manhã as minas de sal e fomos almoçar a Cracóvia, na nossa comunidade Domus Mater, relativamente perto do centro da cidade. Esta comunidade será o nosso ponto de apoio nos dias em participaremos nas actividades das JMJ.

A seguir ao almoço partimos para cidade em pequenos grupos por países, para participar na missa de abertura. Escusado será dizer que o ambiente da cidade estava fenomenal, com bandeiras por todo o lado de todos os países e onde nos cruzamos com vários grupos lusos. Por mero acaso encontramos um grupo de Paredes, motivo de festa.

Depois da missa tivemos que atravessar a confusa e movimentada cidade a caminho do nosso ponto de apoio Domus Mater. Só há uma palavra a dizer: sobrevivemos!

Na quata-feira, dia 27 de Julho, há a destacar a peregrinação a Niegowic, a primeira paróquia de Karol Woitila (papa João Paulo II) e a catequese que lá tivemos sobre a misericórdia de Deus nos sacramentos, orientada pelo padre dehoniano Michal Olszewski.

Neste dia também há a destacar a bênção de uma cruz das JMJ, colocada sobre uma das colinas de Stadniki, assim como uma celebração penitencial “Jardins da Misericórdia” que concluiu o nosso dia.

 

Pe. Juan Noite

plugins premium WordPress