Encontro Vocacional no Centro Dehoniano

No fim-de-semana de 28 de Fevereiro a 2 de Março, o Centro Dehoniano acolheu quatro jovens: o Filipe Rola, o Rui Bessa, o Rui Santos e o Samuel Jesus e para um tempo de reflexão sobre o tema da vocação como chamamento de Deus que se manifesta como proposta ao ser humano.

Estes quatro jovens juntaram-se aos nossos quatro postulantes que com a sua alegria, acolhimento e empenho mostraram que vale a pena arriscar tudo num projeto que é de Deus mas que também passa pelo nosso sim.

A parte da manhã de sábado foi um tempo especial de formação onde se vincou a ideia do chamamento de Deus como um convite que não se impõe mas que respeita a liberdade humana na sua capacidade de escolha. Pegando na passagem bíblica Jr 18, 1-10, onde se fala de Deus como o oleiro que molda e refaz o barro que é o seu povo, o Pe. Loureiro adaptou essa imagem à vocação mostrando como Deus pode sempre conceder uma nova forma à nossa vida refazendo-nos de novo.

Na parte da tarde de Sábado e domingo de manhã deu-se a presentação da nossa dimensão pastoral com uma explicação da nossa atividade na Paróquia da Boavista e com a participação ativa nas celebrações, através do canto e do serviço ao altar.

No tempo passado no Centro Dehoniano houve espaço de oração e reflexão sobre os temas apresentados, bem como momentos de convívio e diversão, onde foi possível um maior conhecimento e uma maior partilha de experiências.

No domingo de tarde depois de termos rezado e agradecido a Deus por este encontro, concluímos com o jantar e despedimo-nos desses jovens que entretanto levaram consigo um pouco mais da nossa espiritualidade.

João Pereira, scj

plugins premium WordPress