Print Friendly, PDF & Email

No Dia Mundial das Missões, o Senhor chamou à sua presença o Pe. José Diomário Gonçalves, missionário em Moçambique.

O Pe. José Diomário Gonçalves era filho de Manuel Henriques Gonçalves e de Maria Franco Gonçalves. Nasceu a 22 de Agosto de 1932. Viveu os primeiros anos da sua vida na freguesia do Campanário, Madeira. Foi baptizado a 28 de Outubro de 1932 na paróquia de S. Pedro, no Funchal e crismado na Paróquia de Santa Maria Maior, no Funchal, a 18 de Março de 1948.

Entrou para o Colégio Missionário em 1947, com o sonho de partir para as missões. Fez parte do primeiro grupo de seminaristas da casa-mãe da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Iniciou o noviciado em Albissola, Itália, a 28 de Setembro de 1952 e fez a Primeira Profissão a 29 de Setembro de 1953, em Albissola. Emitiu a Profissão Perpétua a 29 de Setembro de 1956, no Colégio Missionário Sagrado Coração.

Partiu para Moçambique a 7 de Setembro de 1963, para realizar o ideal missionário que trazia consigodesde criança.Em Moçambique, e perante as necessidades e apelos da Igreja local, pede para ser admitido às ordens sagradas. Foi ordenado Diácono a 7 de Outubro de 1984, na Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, no Maputo e Presbítero, na Sé de Maputo, a 8 de Dezembro de 1985, pelo bispo D. Alexandre Maria dos Santos.

Em 2010, na celebração dos 25 anos de sacerdócio, escolheu com frase: “Maria, minha mãe, senhora do Sim, guarda este teu sonho em tuas mãos para sempre. Como tu, faz que o meu sim a Deus seja o mesmo sim aos meus irmãos”.

Faleceu a 23 de Outubro de 2011 no Hospital do Funchal. O funeral realiza-se hoje, dia 24 de Outubro. Haverá missa de corpo presente às 14h00, na capela do Colégio Missionário Sagrado Coração, seguindo depois o funeral para o jazigo da Província, no cemitério de S. Martinho, Funchal.

Zeferino Policarpo, scj