Falecimento do Padre Dino Gottardi

Caros confrades, amigos e benfeitores

Na manhã deste dia 28 de Novembro de 2019, o nosso Confrade P. Dino Gottardi regressou à casa do Pai. A notícia não nos colheu propriamente de surpresa, porque sabíamos do seu débil estado de saúde, de que fomos dando notícias. Nos últimos tempos, sobretudo desde o último mês de Agosto, altura em que um AVC o vitimou, o P. Dino ia repartindo o seu tempo entre a Comunidade de Betânia, a que pertencia, e o Hospital Padre Américo, em Penafiel. Nos últimos dias a situação tinha-se agravado, com o P. Dino a ter grandes dificuldades respiratórias e a ser alimentado através de sonda.

Nesta hora em que o P. Dino nos deixa, não podemos deixar de agradecer todo o cuidado que com ele tiveram a Comunidade religiosa de Betânia, as diferentes Comunidades paroquiais que servimos na zona pastoral de Paredes, o corpo clínico e auxiliares do Hospital Padre Américo e a Obra Social de Sobrosa, que lhe prestava apoio domiciliário. A todos estamos profundamente gratos, bem como à família do Padre Dino, que procurou sempre acompanhá-lo, seja a partir de Itália como através de algumas visitas que conseguiram fazer-lhe.

O P. Dino, pela sua simplicidade, amabilidade e gentileza, sempre foi muito apreciado por todos os Confrades da nossa Província, que sempre procuraram inteirar-se do seu estado de saúde e o acompanharam na oração fraterna. Como podeis verificar pelas notas biográficas que partilhamos convosco, o P. Dino dedicou praticamente toda a sua vida sacerdotal ao serviço da nossa Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, servindo aqui a Congregação e a Igreja, tanto nas nossas casas de formação como em diversas Paróquias e na Igreja do Loreto. Estamos profundamente gratos ao Senhor da Messe pelo dom deste Confrade exemplar e deste Pastor dedicado. Está certamente junto de Deus, a interceder por todos nós.

O P. Dino Gottardi deixa-nos aos 90 anos de idade. O seu corpo estará em câmara ardente no Salão da nossa Comunidade do Centro de Espiritualidade Betânia, em Duas Igrejas, Paredes, a partir das 16:00 desta tarde. Estão previstas as seguintes celebrações comunitárias:

 

28 de Novembro:

19:00 – Celebração da Eucaristia + Vésperas
21:30 – Recitação do Rosário

29 de Novembro:

10:00 – Oração de Laudes
21:00 – Celebração da Eucaristia + Completas

30 de Novembro:

10:00 – Celebração da Missa Exequial, em Betânia; partida para Aveiro
12:30 – Oração da Hora Intermédia na Igreja Paroquial de Esgueira, Aveiro;
cortejo fúnebre para o Jazigo da Província, no Cemitério de Esgueira.

Que descanse em Paz, que o Coração de Jesus o acolha na sua Bondade e Misericórdia infinitas.

P. José Agostinho de Figueiredo Sousa, scj
Superior Provincial

plugins premium WordPress