II Encontro da Pastoral Social Dehoniana

Realizaremos nos dias 16 e 17 de maio 2022, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, o II encontro da Pastoral Social Dehoniana.

Este encontro tem por objetivo analisar os grandes desafios que os centros sociais e paroquiais enfrentam, bem como analisar as respostas que as nossas paróquias oferecem no campo social e caritativo partindo da Doutrina Social da Igreja e da proposta social que o nosso fundador nos legou e das respostas que a nossa cidade espera da Igreja.

Para este encontro queremos a participação dos párocos interessados, dos confrades que o desejem, dos diretores técnicos, de representantes de cada centro social e paroquial e dos responsáveis da ação social e caritativa das paróquias.

Este encontro é desejado por todos nós como espaço de formação e partilha de saberes e experiências entre os diversos participantes.

A inscrição pode ser realizada através do seguinte link: https://forms.gle/wra5cend6THCiS118

 

PROGRAMA:

16 MAIO:
10h00 – Abertura: Padre João Nélio (Superior Provincial) e Padre José Domingos Ferreira (Coordenador da Comissão Provincial Justiça e Paz e Integridade da Criação)
10h30 – «A Doutrina Social da Igreja como fundamento da ação social e caritativa da Igreja» (Padre Tiago da Eira Pereira, SCJ)
11h15 – Intervalo
11h45 – «Para um compromisso social autêntico: exemplo e testemunho do Padre Leão Dehon» (Padre José Agostinho Sousa, SCJ)
13h15 – Almoço
15h00 – Mesa redonda com testemunhos do Centro Social e Paroquial S. Bento (Ribeira Brava); Obra ABC (Dehonianos); Centro Social e Paroquial S. Romão de Carnaxide (Carnaxide) e Centro de apoio a vítimas de violência doméstica (Aveiro).
16h15 – Intervalo
16h45 – Trabalhos de Grupo
18h00 – Plenário
19h30 – Jantar

17 MAIO:
8h30 – Pequeno Almoço
9h30 – «Parcerias e Sustentabilidade das Instituições sociais» a) Eng. Domingos Sousa (Cáritas Diocesana de Setúbal); b) Dr. Manuel Girão (Santa Casa da Misericórdia Lisboa e Diretor do Departamento da Pastoral Sócio-Caritativa e do Sector da Pastoral Social do Patriarcado de Lisboa); c) SPREAD Portugal.
11h00 – Intervalo
11h30 – Conclusões e encerramento (Padre João Nélio – Superior Provincial)
12h30 – Eucaristia
13h15 – Almoço

plugins premium WordPress