Início das actividades do Pré-Seminário

Nos dias 21 e 22 de Setembro começaram as atividades do Pré-Seminário no Seminário Missionário Padre Dehon. Foi o primeiro encontro sem o Pe. Ricardo, que dedicou estes últimos 7 anos à Pastoral Vocacional. A nova equipa, formada pelo Pe. António Loureiro e Ir. Gil e apoiada pelo Prefeito Pedro começou a dar os primeiros passos com o acolhimento dos pré-seminaristas e seus pais. O mote deste primeiro acolhimento foi tema do ano “Contigo – confio, caminho, amo”.

Depois do acolhimento da parte da manhã, a tarde de Sábado começou com um passeio ao paredão da foz do rio Douro e respectiva caminhada até ao lindo parque da cidade do Porto. Aí retemperámos forças com um lanche e muita água e sumos já que o dia convidava. Recobradas as energias, e com as equipas já escolhidas, iniciámos o torneio de jogos onde se evidenciou uma equipa que apesar de serem os mais novos deram uma lição a todos os outros.

A noite aparecia de lua cheia, ambiente propício para rezarmos o terço na companhia de Nossa Senhora com Jesus ao colo. Ao que a lua não conseguia iluminar, acendemos umas velas ao som do nosso cansaço e das nossas preces. Depois assistimos a um filme onde a fantasia, a natureza e a inteligência do homem nos proporcionaram momentos de acção e suspense. E fomos descansar depois de um dia em cheio…

No dia seguinte, Domingo, fomos acordados com música. Na oração da manhã agradecemos mais um dia a Deus. A meio da manhã tivemos um encontro mais sério, pois o primeiro tinha apenas sido de apresentações. Neste encontro recordámos palavras do Papa Franscisco nas JMJ 2013, no Rio de Janeiro. Acentuámos as suas palavras que afirmavam que a juventude é esperança do mundo e que incitava ao agir dos jovens contra a corrente dos valores do mundo por vezes distantes do Evangelho. Foi um bom tema para nos prepararmos para a Eucaristia e onde tivemos mais um momento para tomar consciência da responsabilidade de sermos bons administradores dos dons que Deus nos deu.

Terminado o almoço, a boa disposição foi companheira no regresso a casa e aos trabalhos que se avizinham.

Gil Alfredo, scj

plugins premium WordPress