Print Friendly, PDF & Email

O XIV Capítulo Provincial, reunido no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, de 7 a 12 de abril de 2019, manifesta o seu júbilo pela celebração dos 500 anos da fundação da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, oportunamente celebrados num ano jubilar que se encerrou justamente no dia em que viria a abrir este Capítulo, com uma missa solene presidida por D. Giovanni Tonucci, Prelado emérito da Santa Casa, em Loreto, na Itália e concelebrada por D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Lisboa, e por vários confrades dehonianos.

O Capítulo Provincial olha com memória agradecida para a presença dehoniana nesta igreja desde 19 de agosto de 1951, elevando louvores a Deus pelo serviço generoso, comprometido e competente em favor da comunidade italiana na capital portuguesa e demais católicos da região de Lisboa, nomeadamente através do ministério da reconciliação sacramental.

Esta igreja, dedicada a Nossa Senhora do Loreto, é evocação da Santa Casa de Nazaré, local onde, segundo o Padre Leão Dehon, nasceu a Congregação por ele fundada. A presença dehoniana nesta igreja em Lisboa é constante memória da nossa relação com o Santuário da Casa de Nazaré, em Loreto, Itália, onde recentemente o Papa Francisco assinou a Exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, dedicada aos jovens, que quis também confiar a Maria. No encerramento deste ano jubilar e nesta feliz coincidência, manifestamos o nosso compromisso de continuar a trabalhar ao serviço da juventude, em comunhão com o Santo Padre.

O XIV Capítulo Provincial manifesta ainda o desejo de poder ver revistos os Estatutos da Igreja do Loreto, de modo a favorecer a continuidade do serviço pastoral da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, oferecendo ainda a possibilidade da solidificação duma presença mais qualificada.