Mensagem Final do 16º Encontro Nacional da Juventude Dehoniana

De 12 a 14 de Abril de 2013, uma centena e meia de jovens reuniu-se em Alfragide, para o 16º Encontro Nacional da Juventude Dehoniana. Foi a celebração da caminhada do Ano da Fé, com o tema: “Acreditar mais: Jovens Dehonianos com Fé".

A Fé moveu-nos dos vários Centros – Açores, Algarve, Coimbra, Lisboa, Madeira e Porto – e vivemos, refletimos e celebrámos a mesma Fé no convívio, na amizade, na oração, nas actividades criativas e no Festival de Canções.

Eis o nosso credo em Jesus Cristo, a quem entregamos o nosso coração:

– Cremos na fé da Igreja, a nossa família, onde vemos o nosso futuro e nosso compromisso de servirmos a humanidade sempre mais e melhor;

– Cremos na espiritualidade dehoniana, na força do amor feito Coração aberto numa cruz. Esse amor de relação, belo e profundo, é vivido de uma maneira diferente e celebrado na eucaristia.

– Cremos na vida em comunidade, lugar de partilha, de festa e comunhão. Ela gera o amor fiel, fonte de felicidade e de paz que faz o seu ninho na família e que se realiza sempre mais em dar do que em receber;

– Cremos nas nossas possibilidades de jovens feitos para amar e ser amados, disponíveis e generosos, movidos pela fé, capazes de olhar o futuro com optimismo e alegria;

– Cremos no voluntariado, a forma mais elevada de amar sendo feliz fazendo os outros felizes;

– Cremos na criatividade como forma de viver o amor que é o nosso um sinal mais.

– Cremos na vocação e aceitamos que a nossa vida se orienta para um objetivo belo e sublime que queremos descobrir na relação com Aquele que desde sempre pensou em nós e nos chama.

Apaixonados por Jesus Cristo e pela sua maneira diferente de viver, somos enviados para as nossas comunidades, para dar testemunho e viver de uma maneira diferente e comprometida.

No próximo ano, faremos memória dos 100 anos do início da Primeira Grande Guerra refletindo sobre a nossa dimensão de “profetas do amor e servidores da reconciliação”. Faremos os nossos encontros apenas a nível regional em cada Centro e, de 3 a 10 de Agosto de 2014, teremos o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana, com o tema “A Paz é contigo!”.

Alfragide, 14 de Abril de 2013 

Os Participantes

plugins premium WordPress