Momentos únicos no Seminário Missionário Padre Dehon

No dia 1 de Maio, os seminaristas e os seus familiares, em conjunto com a comunidade religiosa do SMPD, foram de passeio com o seguinte itinerário: Viana do Castelo, Caminha, Monte de Santa Tecla (Espanha) e Vila Nova de Cerveira.

Logo no início da viagem, fizemos a oração da manhã, tendo o Padre Domingos explicado as atividades para o dia. A primeira paragem foi no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, onde muitas pessoas foram presenteadas pela sua beleza natural, pelas paisagens e também pela bela igreja onde celebrámos a missa.

Terminada a eucaristia, a nossa paragem seguinte era o centro da cidade (Viana do Castelo), onde tivemos cerca de uma hora para conhecer melhor aquele espaço e também para poder apreciar aquela cidade de muita história, tradições e bonitos trajes, que são conhecidos mundialmente.

Após termos saído do centro de Viana do Castelo, o nosso percurso ia dar a Caminha, que não se situava muito longe. Em Caminha, tivemos a oportunidade de almoçar em comunidade e desfrutar de uma bela praia portuguesa, banhada pelo rio Minho, tendo Espanha na outra margem. Algo formidável que todos puderam desfrutar! Depois do almoço, tivemos a oportunidade de explorar a zona onde nos encontrávamos.

De seguida, fomos para Santa Tecla (Espanha), onde tirámos uma segunda foto de grupo, pois a primeira tinha sido no Santuário de Santa Luzia. Em Santa Tecla pudemos visitar o museu de arqueologia com objetos encontrados naquela zona. Também tivemos a oportunidade de observar o castro de populações ancestrais e, mais uma vez, ficámos espantados não só com beleza das paisagens, mas também com o vento que se fazia sentir…

Voltámos a Portugal e seguimos em direcção a um local aonde nos esperava um grande veado de ferro no cimo de um monte (Vila Nova de Cerveira), onde também se conseguia ver uma grande zona florestal e o rio Minho, que nos revelava ainda uma ilha em forma de coração. Após a pequena visita ao cimo do monte, onde o nosso motorista fez um excelente trabalho, fomos para o local do lanche (o parque em torno da Capela de Nossa Senhora da Encarnação), onde nos aguardavam carros antigos de coleção, tendo os seminaristas ficado mais que maravilhados com aquelas relíquias sobre rodas. Aí, fez-se um tempo livre em que era possível subir o monte para ver outras paisagens, ficar a conversar com os amigos, ver as paisagens à sua volta que eram únicas…

No regresso a casa, os seminaristas e os seus familiares tiveram um momento para cantar, contar anedotas e até de dormir descansados no seu lugar. Toda a viagem correu bem, deixando-nos mais relaxados e maravilhados com tudo o que nos foi presenteado ao longo do dia. Vemo-nos em breve!

Paulo Gonçalves, seminarista do 7º ano

plugins premium WordPress