Notícias da Igreja do Loreto – Lisboa

Esta semana presenteou-nos, para além do seu ritmo normal de actividades, com alguns acontecimentos dignos de serem referidos.

No dia 22 de Setembro, sendo a festa de S. Maurício, uma vez que a Delegação Portuguesa das Ordens Dinásticas da Casa Real de Sabóia encontra-se sediada aqui, nesta Igreja de Nossa Senhora do Loreto (ao Chiado) em Lisboa, a missa da Festa do referido Patrono da Ordem foi celebrada nesta mesma igreja, com a presença de vários dos seus membros. Encontravam-se presentes, à veneração dos fiéis, as relíquias de S. Maurício e de S. Lázaro, bem como o quadro do falecido rei da Itália Humberto II.

Deveria presidir à referida missa o bispo de S. Tomé e Príncipe, reitor e cavaleiro da Ordem e, ao mesmo tempo, patrono da mesma. Como dificuldades da última hora o impediram de estar presente, estava combinado que seria o Pe. Paulo Riolfo a presidir, devido à ausência do Reitor desta igreja, também ele cavaleiro da Ordem mas em gozo de férias. Como o Pe. Paulo decidiu que havia de tocar órgão para efeito de animação da Eucaristia, mandatou que fosse o Pe. Isildo a presidir à referida celebração. E assim aconteceu!

No fim da missa, foi descerrada uma lápide comemorativa que ficou localizada na coluna ao lado do confessionário que se encontra ao fundo da igreja, homenagem das ORDENS DINÁSTICAS DA CASA REAL DE SABÓIA, em Portugal, na comemoração do 30º aniversário do falecimento de Sua Majestade Humberto II, rei de Itália, na festa de S. Maurício, MMXIII. A placa comemorativa termina com os nomes dos diversos representantes da referida Ordem em Portugal, entre os quais se encontra o do Pe. Francisco Temporin, como Reitor desta igreja, que é a Sede da Delegação Portuguesa das ORDENS DINÁSTICAS DA CASA REAL E DUCAL DE SABÓIA

 

No dia 23 de Setembro, ao fim da tarde, após vários dias a ser adiado, por razões óbvias, o Pe. Manuel Chícharo chegou a esta sua nova comunidade. No dia 24, começou logo a trabalhar no ministério das confissões.

 

No dia 25 deste mesmo mês, pelas 21.00 horas, realizou-se na nossa igreja um concerto intitulado “Lírica no Loreto”. Contou com a presença da soprano GLADYS ROSSI, italiana, que tem cantado em vários países e acompanhado vários tenores famosos; bastará recordar, a título de exemplo, Pavarotti, Plácido Domingo e José Carrera. Foi acompanhada ao piano pelo pianista do Teatro Nacional M.º GIOVANNI ANDREOLLI. As peças foram apresentadas por JORGE RODRIGUES. A Igreja estava bastante repleta. Entre as várias figuras presentes encontrava-se o Embaixador da Itália. Aliás, foi a própria Embaixada italiana que tomou a iniciativa do evento. A igreja encontrava-se bastante cheia para assistir ao concerto.

Finalmente, e não menos importante, surgiu o tão suspirado dia 26 de Setembro. Era o dia do aniversário do nosso muito querido Pe. Ângelo Favero. Dizer que já conta com a maravilha de 98 primaveras. Ao almoço, tivemos a agradável presença dos representantes de todas as comunidades dehonianas de Lisboa. O repasto foi digno de tão vetusta idade. Mas a festa não terminou por aqui. A missa das 19h30 foi solenizada ao máximo. Havia grupo coral e tudo, com o Pe. Paulo Riolfo ao órgão. Presidiu à celebração o Superior Provincial, Pe. Zeferino. Concelebraram, é claro, o Pe. Ângelo, o Pe. Manuel Chícharo e o Pe. Isildo. Entre a respeitosa assistência, entre tantas outras ilustres pessoas, encontrava-se o Provedor da Junta desta Igreja do Loreto, Conde Nigra que, no fim da missa, fez questão de se dirigir à assembleia para agradecer ao Pe. Ângelo que o tinha baptizado e educado na fé cristã.

Seguiu-se um não menos agradável convívio na sacristia para o qual estavam convidadas todas as pessoas presentes na igreja. Foram muitos os que responderam à chamada e, graças a Deus, o repasto era abundante. É caso para dizer: Todos comeram, ficaram saciados e ainda sobrou.

É justa a homenagem, não só pelos 98 anos de idade mas, igualmente, pelos 63 anos de presença e de serviço nesta igreja do Loreto. Bem-haja e muito obrigado, Pe. Ângelo! Continuamos a contar consigo.

 

Isildo Gomes da Silva, scj

plugins premium WordPress