Notícias de Angola: Casa Padre Dehon

▬ De Missão Dehoniana em Angola partilhamos convosco algumas notícias. Ao longo dos últimos meses tem sido muitas as movimentações que têm acontecido na vida desta comunidade.

Casa de Formação

A obra já está bem avançada. Os trabalhos caminham a bom ritmo, e tudo indica que até fim de 2009 estará tudo a postos para em 2010 se iniciar o ano formativo na nova casa. A casa está em fase final de acabamentos. Aguardamos a qualquer momento a sua conclusão. Iniciaram-se agora a construção da cozinha e refeitórios.

Voluntários ALVD

Em finais de Julho, depois da burocracia para a obtenção do visto de entrada em Angola, chegou o tão esperado confrade Pe. Adérito Barbosa, presidente da ALVD. A sua estadia em Angola tinha como objectivo o contacto com as dioceses de Dundo e de Moxico. Porém, devido aos problemas técnicos, ficou apenas pela missão do Luau – Moxico. A sua presença em Angola tinha como objectivo colher informações para os próximos projectos da ALVD.
O grupo de jovens voluntários (os primeiros 11 e não 14, como previsto) chegaram a Angola no dia 29 Julho. Depois de algumas horas em Luanda, e de restabelecimento de energias fizeram-se à estrada Luanda – Luau para percorrer 1600 quilómetros. Foram dois dias de viagem. Os restantes (2 jovens e o confrade padre Luciano) só obtiveram visto na semana seguinte. A viagem (Luanda-Saurimo) destes 3 retardatários foi feita de autocarro. A aventura começou às 3h da madrugada (hora do bilhete que previa a saída de Luanda, mas que na realidade só aconteceu às 7h) e veio a terminar às 6h da manhã do dia seguinte, em Saurimo. O irmão David (missionário dehoniano em Luau) já os aguardava desde as 16h do dia anterior. Segundo informações, o trabalho dos jovens voluntários decorre dentro do plano de acção programado. Entusiasmo, alegria, oração, fraternidade, disponibilidade e missão tem caracterizado a sua missão no Luau.

Dia do Padre Dehon

Este dia foi vivido religiosamente como mandam as sãs tradições da Congregação: um dia dehoniano. A oração, o trabalho e a partilha da nossa espiritualidade com os amigos, ajudaram-nos a viver e a recordar o ideal do Padre Dehon: sermos Profetas do amor e servidores da reconciliação.
Vivemos este dia em acção de graças, pelos cinco anos de presença SCJ em Angola. O ponto alto foi a eucaristia presidida pelo padre Adérito que nos convidou a lançarmos o nosso olhar para o Padre Dehon como homem do seu tempo e a colocarmos a nossa vida num renovado espírito de serviço à igreja de Angola.
Após a eucaristia seguiu-se um momento de convívio onde estiveram presentes as congregações religiosas que nos acolheram desde a nossa chegada a Angola em 2004 (as Dominicanas de Santa Catarina de Sena) e as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que desde a primeira hora têm dado a sua preciosa colaboração na resolução de alguns impasses burocráticos, e as Irmãs Canossianas, que connosco partilham a missão e o serviço pastoral na paróquia do Rosário.
Para não deixar passar esta data importante, sobretudo para nós, missionários em Angola, porque celebrámos o 5º aniversário da Comunidade Territorial SCJ em Angola, concluímos o dia com o canto de parabéns e o apagar da vela – simbolizando assim o nosso compromisso de sermos discípulos do Padre Dehon no anúncio do amor do Coração de Jesus ao povo de Angola.

» Flávio Guido, scj

plugins premium WordPress