Notícias de Angola

Para comemorar 25 anos das Conferências dos Religiosos e Religiosas de Angola (CSMIRMA e USMIFA), entre os dias 22 e 27 de Outubro, esteve o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Sua Eminência Cardeal Franc Rodé. Esteve em representação da Santa Sé que, em Outubro de 1985, reconheceu as duas Conferências como entidades jurídicas.

Os Missionários Dehonianos como somod conhecidos aqui em Angola) também se associaram a este momento importante para a Igreja local. A destacar a “peregrinação” no dia 25 ao santuário mariano Nossa Senhora da Muxima, local de grandes peregrinações dos cristãos angolanos. Na Eucaristia, presidida por sua Eminência Cardeal Franc Rodé, escutou-se o apelo a todos os angolanos e, de modo especial, aos religiosos e consagrados de serem testemunho na opção de vida que tomaram. Recordou-se, uma vez mais, as motivadoras palavras Bento XVI a quando da sua visita em Abril de 2009.

Após a missa, houve um almoço fraterno entre os vários institutos presentes. Cada qual procurou um lugar cómodo, aproveitando a excelente vista para o Rio Kuanza. Da nossa parte, partilhámos o lugar e o farnel com Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena até ao momento em que avistámos uma tempestade. Ao começar a arrumar as coisas é que nos apercebemos que afinal a tempestade não era de água mas… de poeira. Para os mais novatos em terra de missão foi um espanto ver tanta poeira no ar que procurava um forte ardor nos olhos. Mas, em todos nós a expressão foi a mesma: uma alegria tremenda por ver as coisas a voar…

De regresso a casa, já foi chuva que tomou parte da nossa viagem, mas nem mesmo isso foi impedimento para o nosso divertimento e boa disposição.

» Igor Anré, scj

 

plugins premium WordPress