Notícias de Metz e de África

Em pleno tempo de Quaresma, nada melhor do que começar por desejar a todos a continuação de boa caminhada quaresmal e uma Santa Páscoa.

A vida aqui por Metz (França) continua a correr a bom ritmo, com tempo já verdadeiramente primaveril, sem termos passado sequer pelos rigores do inverno. A grande novidade dos últimos dias foi o início do Postulantado para os três jovens candidatos que há cerca de ano e meio vieram do Vietname e vivem na nossa comunidade: Joseph, Pierre e Antoine. Escolhemos o dia 25 de Março, Solenidade da Anunciação do Senhor, para dar início a esta importante etapa de formação, de estudo e de discernimento.

 

Viagem aos Camarões, com a Congregação em pano de fundo

De 9 a 18 de Março fui aos Camarões, para participar numa primeira reunião entre a Comissão Geral para a Economia e os responsáveis por alguns dos projetos que temos em África, nomeadamente nos Camarões e na República Democrática do Congo. Foi assim uma espécie de “apalpar terreno”, uma vez que ainda nem sequer estou oficialmente nomeado para a nova missão que o Governo-Geral me pede. E esta será a de acompanhar e coordenar os projetos de carácter social, de desenvolvimento e de cooperação que temos espalhados um pouco pelo mundo inteiro: financiamentos, fase e modo de execução, funcionamento e sustentabilidade.

Este primeiro encontro foi como que um mergulho em águas profundas: são tantas as dificuldades, há já alguns projetos e ideias, mas há muito a fazer! Centrámo-nos sobretudo nas questões relacionadas com os dois países africanos referidos. Se nos Camarões se vê alguma “luz ao fundo do túnel”, numa sociedade relativamente pacificada e num país que dá sinais de desenvolvimento, na República Democrática do Congo reinam a expectativa e a apreensão. O estado permanente de guerra civil e os ataques constantes de grupos de guerrilha impedem que o país conheça um desenvolvimento sustentado e seguro. Foram dias bastante intensos, com visita às várias comunidades e aos lugares de possíveis novos projetos e trabalho de estudo e reflexão à volta da mesa, a procurar a melhor forma de ajudar estas duas Províncias a tornar-se financeiramente mais autónomas e mais capazes de responder aos principais desafios que as respetivas sociedades lhes colocam.

Continuação de boa caminhada quaresmal e Santa Páscoa.   

José Agostinho F. Sousa, scj

plugins premium WordPress