Ordenações Diaconais

O último Domingo do mês de Junho, este ano com a feliz coincidência de ser celebrada a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, foi para nós dia de festa, de alegria e de acção de graças.
Motivos para celebrar não nos faltavam. Há muito que estava marcada a ordenação diaconal do Max e do Jean-Paul, os confrades camaroneses da nossa comunidade. Mas claro que não eram os únicos a ser ordenados e foi grande a movimentação gerada na Diocese para preparar as ordenações sacerdotais e diaconais: sete novos padres e quatro novos diáconos. Boa colheita, graças a Deus.
As ordenações são já por si motivo de festa. Mas este ano coincidiram com a Solenidade de São Pedro e São Paulo, dia sempre propício a ordenações. Como se não bastasse, foi também a abertura solene do ano santo Paulino, instituído pelo Papa Bento XVI para celebrar os 2.000 anos do nascimento de São Paulo. Os festejos foram a preceito: a Pastoral Juvenil do Patriarcado promoveu o original “24 XPTO”, que colocou os jovens a percorrer as ruas da cidade, a rezar e a testemunhar a fé. Momento importante dessa iniciativa foi a celebração da Vigília de Oração, na igreja de São Paulo, no Cais do Sodré, no Sábado à noite. Presidiu o senhor Patriarca, participaram muitos jovens e os ordinandos também lá estiveram todos, com a particularidade de ter sido o Max a dar o testemunho vocacional em nome dos candidatos ao Diaconado.
O ponto alto foi o Domingo à tarde, naturalmente, com o Mosteiro dos Jerónimos a transbordar de gente. Foi uma cerimónia longa, mas vivida intensamente. Não é todos os dias que se ordenam duma vez só sete padres e quatro diáconos.
O Max e o Jean-Paul estiveram bem acompanhados, acarinhados pelos confrades e pelo povo de Deus que foram conhecendo ao longo destes anos de permanência em Portugal. Merecem particular destaque a presença do Pe Joseph, camaronês que está a estudar em Roma, duma irmã e duma prima do Max, e especialmente a sempre muito apreciada presença do Superior Provincial dos Camarões, Pe Antonio Panteghini. Foi com muita alegria que uma vez mais acolhemos entre nós este ilustre confrade. Foi uma presença com o especial significado da comunhão e fraternidade que nos unem, sentindo-nos verdadeiramente família espalhada pelo mundo.
Como habitualmente, à cerimónia litúrgica seguiu-se o jantar, que reuniu alguns confrades e os convidados da comunidade e dos novos Diáconos. Foram momentos de agradável convívio e partilha, a que nem sequer faltou um prato de peixe tipicamente camaronês, preparado pelas familiares do Max. Foi tão agradável o convívio que quase não se deu pela impossibilidade de ver à mesma hora a final do campeonato da Europa de futebol…
Parabéns, Max e Jean-Paul! O Senhor da Messe vos abençoe e proteja sempre.

| José Agostinho F. Sousa, scj |
 

plugins premium WordPress